Fonte: FERNANDA LEITE – Prefeitura de Cuiabá
O Pedal da Semob completa nesta terça-feira (25) 5 anos de existência, e para comemorar o aniversário deste grande projeto esportivo, a equipe organizadora vai realizar uma festa com bolo, caldo, brindes e muita música para os participantes. O evento terá como ponto de partida a Orla do Porto II, com conclusão do percurso no São Gonçalo Beira Rio, onde ocorrerá a comemoração.
É o maior evento esportivo de ciclismo de Mato Grosso e foi iniciado na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, que avalia o projeto como um dos grandes legados para a população. “É um projeto idealizado pela equipe Semob que nos causa muito orgulho, porque, além de levar o esporte para a população, o Pedal sempre se ateve à realização de eventos com cunho social. Parabéns aos envolvidos, e o Pedal da Semob já é um evento esportivo e cultural consolidado”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.
O Pedal da Semob já arrecadou mais de 10 toneladas em alimentos, mais de 500 brinquedos em datas comemorativas. “Quando foi iniciado este projeto, ele era composto por cerca de 100 pessoas participantes e, agora, já são em torno de 500 ciclistas participando semanalmente deste projeto de ciclismo em nossa cidade. Temos pessoas de dentro do Pedal da Semob que deixaram o sedentarismo e que hoje participam de competições, pessoas em que o Pedal contribuiu para o tratamento da depressão e da obesidade. Então, para nós, da Semob, é um prazer enorme estar realizando esse tipo de serviço para a população”, comentou um dos organizadores do Pedal Semob, o agente de trânsito Raimundo Alves Ribeiro.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, a proposta do Pedal da Semob, além de incentivar a prática esportiva, é ajudar o próximo com a arrecadação de alimentos. Ele conta que a tendência é ampliar ainda mais o projeto. “O maior evento de ciclismo da nossa cidade e do Estado completará cinco anos. Foi uma ação idealizada na gestão do Emanuel Pinheiro, que, ao saber do projeto, autorizou que a Semob desse todo o suporte com a estrutura da pasta. O objetivo é incentivar a prática esportiva e também ajudar o próximo com a arrecadação de alimentos, brinquedos e outros”, comentou o secretário de Mobilidade.