PEC garante criação de 4 novos cargos na Mesa Diretora e pode beneficiar Russi na construção de chapa única

Kamila Arruda

Foto: ALMT

A fim de evitar uma disputa interna, os deputados estaduais irão aumentar os cargos da Mesa Diretora da Casa de Leis para o próximo biênio. A medida visa garantir a acomodações de mais parlamentares na condução administrativa do Legislativo Mato-grossense, evitando assim que seja construída mais de uma chapa para a eleição que irá definir a nova diretoria do Parlamento, que ocorre em setembro deste ano.

A propositura, inclusive, já está tramitando no Legislativo. Atualmente, ele está sob a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa de Leis.

De autoria de lideranças partidárias, a Proposta de Emenda a Constituição (PEC), altera a Constituição do Estado e garante a criação de quatro novos cargos na Mesa Diretoria do poder Legislativo de Mato Grosso, sendo dois de vice-presidente e dois de secretário do Legislativo.

Com isso, a Assembleia Legislativa passaria de dois para quatro vice-presidentes e secretários. A justificativa é garantir a equiparação com a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Nos bastidores, contudo, a conversa é que essa PEC foi colocada na intenção de beneficiar o deputado estadual Max Russi (PSB), que não esconde de ninguém o seu desejo de presidir a Assembleia Legislativa. Com mais cargos, ele poderá acomodar mais parlamentares e assim construir a unidade em torno de seu nome com mais facilidade, já que ele não conta com o mesmo poder de adlutinação do atual presidente Eduardo Botelho (União).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *