O Projeto Pauta Concentrada, implantado em 2021 com o intuito de reunir processos de juizados especiais envolvendo grandes empresas demandantes, tem 525 audiências agendadas para o mês de agosto.
Serão 390 audiências de processos relacionados à concessionária de energia elétrica Energisa em Cuiabá e Várzea Grande; 76 da empresa de telefonia móvel Vivo em casos de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Cáceres; e 59 audiências relacionadas a processos do Banco do Brasil com clientes de Cuiabá.
Um dos objetivos da Pauta Concentrada é ampliar o percentual de acordos, o que evita o prolongamento do assunto no judiciário, além de por fim às audiências de conciliação pro forma (por pura formalidade), nas quais as partes comparecem, mas não apresentam nenhuma proposta de acordo.
Na Pauta Concentrada, as audiências de conciliação são agendadas para a última semana no mês, concentrando a pauta e dando um tempo adequado para que os representantes das empresas estudem o caso e compareçam à audiência com uma proposta. As audiências são virtuais e o tempo também foi ampliado para 20 minutos cada.
Pra facilitar ainda mais o acesso à Pauta Concentrada, o Poder Judiciário de Mato Grosso conta com uma nova ferramenta, que consiste no Portal Pauta Concentrada. No hotsite, é possível compreender melhor a ferramenta, conferir o calendário de audiências, assistir vídeos sobre o assunto e ainda realizar capacitações para advogados.