Colaboradores do Hospital Municipal São Benedito (HMSB), unidade gerida pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, participaram durante dois dias de palestras orientativas sobre prevenção ao suicídio e saúde mental. A ação é uma iniciativa do setor de Psicologia do Trabalhador em alusão à campanha Setembro Amarelo.
Foram abordados os temas: “Prevenção ao Suicídio Materno”, pela psicóloga Isadora Branco, e “Ansiedade é tão ruim assim? Depressão X Tristeza. Suicídio, como prevenir?”, pelo psiquiatra Lucas Loureiro. A psicóloga Euzélia Consuelo palestrou sobre os três AS (Autoestima, Autoconhecimento e Autocompaixão) como prevenção do suicídio.
A neuropsicóloga Telma Cristine abordou o tema Identidade, autoconhecimento e sentido da vida: Suicídio e os sinais de socorro. A abertura das palestras foi realizada pelo educador físico, Rodrigo Souza, do setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT.
Segundo a psicóloga Vanessa Schorro, do setor de Psicologia do Trabalhador, a proposta em trazer a Campanha do Setembro Amarelo ao HMSB é promover conhecimento e compreensão que facilite o processo de desmistificação e dissolução do tabu em torno do suicídio, e as ações preventivas que cada profissional, líder e indivíduo podem adotar.
“Assim como fizemos no HMC, achamos importante levar essa conscientização também aos colaboradores do HMSB. Acreditamos que a prevenção só ocorre a partir do enfrentamento do problema, da abertura para discussões e diálogos que envolvem o tema. É essencial falar sobre suicídio para que as pessoas que estejam em sofrimento emocional e vivenciando situações difíceis busquem ajuda”, destacou.
Paulo Rós, diretor-geral da ECSP, ressaltou que todos os anos as unidades desenvolvem ações pertinentes à saúde mental, além do trabalho contínuo com os atendimentos psicológicos e psiquiátricos aos colaboradores que buscam por atendimento.
“Enquanto gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro e diretoria dos hospitais, entendemos que a saúde emocional é tão importante quanto à saúde física. Colocamos como prioridade o bem-estar do trabalhador, que poderá contar sempre com uma gestão atenciosa”, pontuou.
De janeiro a junho de 2022 foram 630 atendimentos realizados aos colaboradores. Sendo 45% dos casos relacionados ao transtorno de ansiedade, 32% por motivo de depressão, 11% burnout, 11,5% colaboradores passando pelo processo do luto e 5% com outras doenças mentais e emocionais.
“É preciso atenção redobrada para a promoção da saúde mental dos colaboradores. Esse serviço é oferecido de forma gratuita, disponível das 07h às 00h. É um setor inteiramente sigiloso, não havendo qualquer tipo de compartilhamento de informações”, revelou Jucélia Rocha, responsável técnica do setor de Psicóloga do Trabalhador.
Atendimentos
Serviço gratuito para os colaboradores do HMC e HMSB – Informações (65) 9 9933-2575
Serviço gratuito e voluntário para todos – O Centro de Valorização da Vida atua na prevenção de suicídios e oferece apoio emocional a qualquer pessoa que necessite conversar com alguém. Ligue 188.
Palestras em hospital abordam sobre prevenção ao suicídio | FOLHAMAX