MARCIO RIOS
Avaliando a necessidade de promover o conhecimento através de um processo de educação permanente a Ouvidoria Geral do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso firmando parceria com a Escola de Saúde Pública vêm desenvolvendo um curso que visa capacitar Ouvidores e Conselheiros de Saúde na área de Ouvidorias vinculadas a Conselhos.
O objetivo central é fazer os atores sociais entenderem o que é realmente uma Ouvidoria de Conselho, quais suas diferenças em relação à Ouvidorias ligadas a gestão e a importância de sua existência. A relevancia de uma Ouvidoria vinculada a um Conselho que traz a real autonomia de trabalho fazendo com que a execução de ações se tornem de excelencia sob a ótica de atendimento ao cidadão.
A Ouvidoria é um canal de escuta qualificada que aproxima o cidadão de seus representantes eleitos em cada segmento do conselho, trazendo segurança ao usuário do SUS com relação as suas demandas protocoladas, no sentido de maior confiabilidade por estar ligada ao órgão máimo de deliberação do SUS, onde reclamações sobre ações e serviços de saúde são constantes e muita vezes o usuário não se sente confortável em fazê-las a uma ouvidoria ligada a gestão pública.
Para além de ações administrativas que visam dar acesso ao usuários em relação aos seus pedidos e necessidades de saúde, a Ouvidoria têm por objetivo também levar esclarecimentos e informações sobre ações do Conselho de saúde, Direitos e Deveres dos usuários do SUS e a ampliação dos canais de acesso através de parcerias (a Lei nºº 22/92 já prevê ações em parceria para o desenvolvimento de trabalhos conjuntos).
Através de parcerias com entidades governamentais, entidades privadas, Sindicatos, Associações e Movimentos Sociais a Ouvidoria vêm desenvolvendo vários projetos de forma ativa para a evolução do Controle Social, entre elas se destaca o projeto Ouvidoria Itinerante que busca ir ao encontro da população, atendendo usuários do SUS fora das dependências da Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo a Ouvidoria Substituta Oneide Romera “Ir onde o povo está” é fundamental para dar voz a população que tem dificuldades em acessar o SUS em busca de proporcionar um atendimento qualificado, equânime e democrático, ampliando o canal de escuta qualificada que proporcione, na prática, o sentimento de ser ouvido e participar dos processos de construção coletiva do controle social cuja base é a democracia participativa.
Serviço:
Telefone para realizar suas reclamações, solicitações, denuncias e elogios: 0800 647 1213
E-mail: ouvidoriasusces@ses.mt.gov.br
Endereço: Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso
Centro Político Administrativo, Palácio Paiaguás, Rua D, S/N, Bloco 5, CEP: 78049-902 Cuiabá-MT
FOTO: @ESP.MT (INSTAGRAM)