Oscar 2024 pode ser consagração de Oppenheimer e Christopher Nolan

METROPOLES

LUIZ PRISCO
DO METRÓPOLES

No que depender das bolsas de aposta e dos palpiteiros de plantão, o Oscar 2024 já tem um grande vencedor – mesmo antes da cerimônia, deste domingo (10/3), nem mesmo começar. Oppenheimer, e seu diretor Christopher Nolan, são os grandes favoritros a sair do evento carregados de estatuetas.

 

Em ao menos quatro categorias, Oppenheimer surge como o franco favorito – isso, é claro, excluindo os quesitos técnicos. Oppenheimer é favoritaço a levar como Melhor Filme; Cillian Murphy é o mais cotado para ser Melhor Ator; Robert Downey Jr. deve faturar como Melhor Ator Coadjuvante; e o próprio Christopher Nolan é o nome de consenso na Direção.

As previsões levam em conta as outras premiações do circuito, como aquelas dos sindicatos, o Bafta, o Globo de Ouro e outras. A revista The Hollywood Reporter, por exemplo, elabora há 13 anos um modelo matemático para prever os resultados.

 

 

Em 2024, o modelo criado pela revista aponta o favoritismo de Oppenheimer, que tem 78,4% de chances de faturar. Os apostadores também estão confiantes que a cinebio do criador da bomba atômica também aparece com grande vantagem. De acordo com o site de monitoramento OddsScanner, tem 98% chances de levar o maior prêmio.

 

 

Por que Oppenheimer aparece como o maior favorito do Oscar 2024?

 

Críticos de cinema têm colocado Oppenheimer realmente como o filme com mais cara de vencedor neste ano. “Não tem como esperar outro resultado. Oppenheimer vai se consagrar como o grande campeão da temporada e arrisco que será uma zebra também se não ganhar como Melhor Direção. A indústria reconhece o Nolan como um cineasta que vem tentando emplacar grandes filmes há um tempo”, avalia Fabiana Lima, crítica de cinema associada a Critics Choice Association.

 

“O filme talvez seja o filme mais unânime e universal de Nolan – a bilheteria quase bilionária e os memes (com e sem Barbie) não deixam mentir”, analisa Felipe Moraes, crítico de cinema e editor do SBT.

 

Para o analista Pablo Villaça, Oppenheimer tem tido grande passagem na temporada de premiação e chega muito forte ao Oscar 2024.

 

“O Oscar é um prêmio de indústria e Oppenheimer foi um sucesso de bilheteria que ainda conta com vários pontos que costumam favorecer os eventuais ganhadores: é um filme de época, uma biografia, lida com um tema sério, tem um elenco gigantesco (o maior braço da Academia é o de Atuação; seus membros amam projetos com grandes elencos), foi dirigido por um cineasta que muitos consideram que já deveria ter sido premiado há tempos (além de ser um defensor da exibição na tela grande), foi indicado em 13 categorias (o que indica que tem muitos admiradores em todos os braços da Academia) e tem longa duração (estatisticamente, outra coisa que a Academia adora)”, escreveu o crítico em seu blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *