Novo Plano Nacional de Educação institui metas para a educação brasileira até 2034

Edina Araújo/VGN

O novo Plano Nacional de Educação (PNE) propõe 18 objetivos a serem atingidos até 2034, abrangendo diversas áreas da educação no Brasil. O projeto, que visa reformular o plano atual em vigor até 2024, está sujeito à prorrogação conforme o Projeto de Lei 5665/23, atualmente em análise na Câmara dos Deputados. Desenvolvido pelo Ministério da Educação com a colaboração de vários setores da sociedade, o novo PNE inclui 58 metas detalhadas para monitoramento ao longo da próxima década, substituindo os 56 indicadores do plano anterior.

A principal prioridade do novo PNE é a qualidade do ensino, com destaque para padrões de excelência na educação infantil, profissional e tecnológica, ensino superior e formação de professores. O plano também abrange modalidades específicas, como educação escolar indígena, do campo, quilombola, educação especial e bilíngue para surdos. A educação integral é enfatizada tanto no tempo de permanência quanto no desenvolvimento integral dos estudantes, incluindo atividades complementares como artes, línguas e esportes.

A Educação integral é enfatizada tanto no tempo de permanência quanto no desenvolvimento integral dos estudantes, incluindo atividades complementares como artes, línguas e esportes.

Cada objetivo do plano é acompanhado por metas específicas e estratégias detalhadas, que envolvem a União, Estados, Distrito Federal e municípios. O objetivo é garantir acesso, qualidade e equidade em todos os níveis e modalidades da educação básica. (Com Câmara dos Deputados).

Fonte: Novo Plano Nacional de Educação institui metas para a educação brasileira até 2034 | VGN – Notícias em MT com credibilidade (vgnoticias.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *