Adriana Assunção/VGN
Foto: Rogério Florentino
Os comerciantes do Shopping Popular em Cuiabá, destruído por um incêndio na madrugada de 15 de julho, seguem sem resposta do Poder Público em relação ao novo espaço. A decisão sobre o novo local para realocação dos comerciantes será decidida nesta sexta-feira (09.08).
A data limite foi decidida em reunião realizada na segunda-feira (05) com a participação do presidente da Associação do Shopping Popular, Misael Galvão, representantes da Prefeitura de Cuiabá e do Ministério Público.
A Associação do Shopping Popular e as autoridades avaliam a possibilidade de realocar para o campo do Complexo Dom Aquino ou para o próprio estacionamento do Shopping Popular
O incêndio, que gerou muita repercussão no meio político, ocorreu há 26 dias e ainda não foi definido novo local para os comerciantes. Conforme o presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL), nenhum projeto sobre o novo espaço foi enviado pelo Poder Executivo.
“Até hoje não chegou nada naquela Casa, portanto, aquela Casa não pode fazer nada até o momento, porque não chegou nenhuma mensagem do Poder Executivo. Se for ocupar qualquer imóvel público, é necessário que o Executivo faça uma mensagem, encaminhe para a Câmara”, declarou Chico.
Medidas já adotadas pela Prefeitura
Ao , a Prefeitura informou que iniciou processo para a concessão de linha de crédito específica a esses trabalhadores, totalizando R$ 10 milhões, e que concederá até R$ 25 mil para os comerciantes.
Além do valor citado, que será disponibilizado via Cuiabanco, há diálogo com o Governo Federal – por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte – para o estabelecimento de uma força-tarefa, em que serão priorizadas as alternativas de fomento ao capital de giro dos empreendedores que perderam seus estoques, para que mantenham e retomem a atividade comercial.
Segundo a assessoria, o município também mantém total apoio à ação de limpeza e remoção da estrutura destruída pelo incêndio e determinou a criação de equipe socioassistencial para atendimento dos empreendedores.
As Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Ordem Pública também auxiliam para os comerciantes, no que tange à atuação das pastas. Participe, ao lado de Poderes e instituições, de projetos para a realocação dos empreendedores, atendendo ao rigor da legislação vigente.
Reconstrução com dinheiro público
Em entrevista ao , o presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 sugeriu audiência pública para discutir o tema com a população. “Precisamos discutir, chamar a população, colocar audiência pública e discutir o assunto.”