Jacques Gosch
Odeputado estadual Valdir Barranco, presidente do PT de Mato Grosso, anunciou o petista Joel Machado na superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no estado. A nomeação feita pelo presidente da República Lula (PT) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa terça-feira (04).
Joel Machado, que estava atuando na assessoria de Barranco na Assembleia Legislativa, substitui Editânio de Oliveira. O ex-superintendente deixou o cargo no início de maio, alegando motivos de ordem pessoal.
O novo superintendente comando o Incra, na unidade avançada de Colíder, de 2009 a 2016, onde realizou uma série de trabalhos nos 20 municípios sob sua responsabilidade. Além disso, foi vereador pelo PT em Nova Bandeirantes, na região norte de Mato Grosso, durante um mandato.
“Natural do Paraná e graduado em Direito, Joel traz consigo uma vasta experiência e um compromisso sólido com a agricultura familiar e a luta campesina. Sucesso nesta nova jornada, meu amigo! Juntos, vamos continuar impulsionando a política nacional de reforma agrária e promovendo o desenvolvimento da agricultura familiar”, disse o parlamentar.
Barranco e a diretora executiva da Conab Rosa Neide fizeram a indicação de Joel Machado ao presidente nacional do Incra, César Aldrighi. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT-SP), também participou da discussão.
Helton Antônio da Silva, servidor de carreira do Incra, dirigiu a Superintendência de Mato Grosso como interino até ontem.