Nininho desconversa sobre quem vai apoiar à primeira-secretaria e espera por ‘acordo de paz’

Da Redação – Rodrigo Costa / Do Local – Max Aguiar

Foto: JLSiqueira/ALMT

O deputado estadual Nininho Santos (PSD) evitou comentar de qual lado está na disputa entre Janaína Riva (MDB) e Beto Dois a Um (UNIÃO), que pleiteiam cargo na primeira-secretaria da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A eleição para escolha dos nomes da próxima gestão (2025-2026) está marcada para setembro.

Nininho, ao ser perguntado sobre qual seria sua preferência à primeira-secretaria, preferiu manter suspense e disse que espera que seja selado um acordo para pôr fim à briga: “Vai ter muita conversa ainda. É cedo ainda, vai ter muito que se conversar para definir. Eu espero que ainda se tenha um entendimento. Vai se ter o entendimento. A casa está muito madura, a nossa casa mudou muito”, afirmou.

“Logicamente tem muita coisa ainda a dialogar e eu espero que a gente encontre o melhor caminho porque o melhor caminho é o diálogo, não é a briga. A briga é ruim para todos”, completou.

Um jantar realizado na casa da deputada Janaina Riva na última terça-feira (3) reuniu ao menos 8 assinaturas favoráveis ao nome dela na segunda cadeira mais importante da mesa diretora.

Já o adversário da emedebista, Beto Dois a Um, que é vice-líder do governo na AL, afirma ter 7 aliados para concorrer pela mesma vaga. Ele ainda conta com o apoio do Palácio Paiaguás.

O grupo de Riva defende a antecipação do pleito para agosto. Quem também quer adiantar a eleição é o deputado estadual Max Russi (PSB), atual primeiro-secretário e o deputado mais cotado a ocupar a presidência na nova legislatura. O argumento utilizado é o envolvimento dos parlamentares com a eleição municipal, marcada para o dia 6 de outubro.

O primeiro-secretário é responsável pelos serviços administrativos e por supervisionar procedimentos ligados à gestão interna. Como exemplo de funções, é possível citar a fiscalização das despesas, inspeção dos trabalhos da Secretaria da Assembleia, verificação de comparecimento dos parlamentares, leitura de ofícios das autoridades e, também, receber as correspondências destinadas à Assembleia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *