Foto: Reprodução
Com informação: O Bom da Notícia com Assessoria
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), esclareceu vários aspectos de uma recente portaria que aborda o atendimento à população nas unidades de saúde da cidade. Nesta terça-feira (08.01), ele se reuniu com os presidentes do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), da Associação Médica de Mato Grosso (AMMT) e do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT) para discutir o tema. Ao final do encontro, o prefeito elogiou os profissionais que prestam atendimento e afirmou que são eles que garantirão um atendimento adequado aos pacientes da Capital. Abílio explicou aos representantes que o sistema de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não foi descontinuado.
“A portaria enfatizou um procedimento que já existe no Ministério da Saúde, que é o atendimento por demanda espontânea. Isso já está em vigor, não é novidade, e a portaria não introduziu nenhuma inovação nesse sentido”. Na prática, isso significa que as pessoas que buscarem uma UBS serão atendidas conforme a disponibilidade na agenda das consultas já agendadas. O prefeito ressaltou que o encaixe será realizado respeitando o horário de funcionamento das unidades. Caso a unidade esteja fechada, esses pacientes deverão se dirigir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Não alteramos o funcionamento de nenhuma unidade de Cuiabá.
Estamos apenas solicitando que todas as unidades atendam a demanda espontânea para os sintomas adequados a cada uma delas”. Brunini reiterou a importância dos médicos e demais profissionais de saúde, que são essenciais no sistema de atendimento à população. “Não há saúde sem médicos. É fundamental respeitar os profissionais da saúde, os médicos e todos os servidores daquela unidade de saúde. Vamos trabalhar para melhorar o atendimento tanto para os pacientes quanto para os profissionais”.