Museu Da Imagem E Do Som De Cuiabá Amplia Horário E Preserva Relíquias Históricas

Foto: Emanoele Daiane

Com informação: vgnoticias

A partir de 6 de março, o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC) funcionará em novo horário, das 9h às 17h, sem pausa para o almoço.

Localizado no Centro Histórico da capital, o MISC, que leva o nome de Lázaro Papazian, possui um rico acervo que resgata a memória cultural e artística da cidade. O museu reúne registros de figuras importantes como o fotógrafo Lázaro Papazian, o músico Mestre Inácio, conhecido no Rasqueado do Baú, o radialista Deodato Monteiro, além do jornalista, ator e músico Liu Arruda e do historiador e cineasta Aníbal Alencastro.

Dentre as relíquias preservadas, destacam-se um gramofone movido a corda e um piano iluminado por castiçais, ambos com mais de 200 anos. O acervo também conta com mais de 1.200 discos de vinil, fotografias de carnavais das décadas de 1920, 1930 e 1950, além de registros da evolução urbana de Cuiabá. Uma maquete da antiga Vila Real do Bom Jesus de Cuyabá também faz parte da exposição.

O museu abriga um dos 23 poços históricos ainda em funcionamento no Centro Histórico e possui um espaço multimídia, que inclui um estúdio de gravação moderno disponível gratuitamente para artistas locais. O Cine MISC é palco de saraus, lançamentos literários e diversas atividades culturais.

“O MISC é um espaço dinâmico, onde passado e presente se encontram. Aqui, a cultura cuiabana é preservada e compartilhada”, ressalta Luiz Oliveira, gestor do museu.

(Com assessoria da Secom Cuiabá).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Ads