Caren Regina Pedroso, de 29 anos, está desempregada e descobriu um câncer na tireoide. Ela criou uma vaquinha online para pagar o tratamento que custa, em média, R$ 30 mil, em Cuiabá. Caren acompanhou o tratamento da filha dela, de 10 anos, contra o câncer e, agora, busca recursos para o realizar o procedimento.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou por meio de nota que a paciente está regulada e tem direito ao tratamento. Está a cargo da Central de Regulação as vagas e a organização da fila de pacientes para receber a terapia.
Já a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informou que a única empresa que oferecia este serviço suspendeu atendimento. Segundo a secretaria, a prefeitura realizou novo certame para a contratação, mas nenhuma empresa se inscreveu para fornecer o serviço. Assim, a paciente tem que se submeter ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Segundo Caren, ela começou a ter sintomas em 2018. Ela acordou com um nódulo no pescoço e foi em um médico especialista. O endocrinologista informou que ela teria que fazer uma cirurgia urgente para realizar uma biópsia do nódulo.
Ela disse que na época não realizou a cirurgia e com o início da pandemia da Covid-19 precisou esperar ainda mais. Em fevereiro deste ano, Caren fez o procedimento e foi confirmado o diagnóstico de câncer na tireoide.
O médico recomendou tratamento com iodoterapia. Segundo Caren, ela foi informada de que o tratamento não está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso.
Caren ja foi submetida a uma cirurgia e tirou 14 nódulos do pescoço. Como ela está desempregada, criou uma vaquinha online para pagar os custos da iodoterapia.
Segundo Caren, a vaquinha é a única forma que ela encontrou de arrecadar o valor, já que ela não pode trabalhar para cuidar da filha dela, de 10 anos, que ficou com sequelas após ter um câncer na cabeça. Caren acompanhou todo o tratamento da filha, mas, agora, ela possui algumas dificuldades de locomoção e se alimenta por sonda. Segundo ela, a menina faz fisioterapia toda semana e está curada.
A meta da vaquinha é atingir o valor de R$ 30 mil. Até momento, cerca de 15% do montante foi arrecadado.
G1