Adriana Assunção/VGN
Foto: Reprodução
Mato Grosso será o segundo Estado com menor crescimento no Produto Interno Bruto – PIB conforme levantamento da Resenha Regional do Brasil divulgado na quinta-feira (01.08).
O relatório do Banco do Brasil que avalia o cenário do PIB indica que Mato Grosso apresentará uma redução no crescimento do PIB Total de -0,4. O cenário anterior era de previsão de redução de -1,1.
Lideram o ranking de crescimento, o Estado do Amapá [+5,2%] seguido por Tocantins com [+4,9%]. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul aparecem na 26ª e 27ª posição, respectivamente, como penúltimo e último colocado.
PIB Agropecuário e Serviços
O recuo no PIB Agropecuário é esperado em 17 das 27 Unidades da Federação. Os Indicadores apontam que as regiões Norte e Sul devem ser as únicas a apresentar crescimento no segmento, com destaque negativo para a região Centro-Oeste.
Apesar do recuo no PIB, que deve refletir em uma redução da demanda por transporte de cargas, armazenagem e comércio de insumos agrícolas na região, a expectativa é de crescimento acima da média nacional no setor de serviços para o Centro-Oeste.
“Observa-se um mercado de trabalho ainda resiliente, que apresenta uma das menores taxas de desocupação do país, com destaque para o Mato Grosso (3,7%), Mato Grosso do Sul (5,0%) e Goiás (6,1%), significativamente abaixo da média nacional (7,9%)”, cita trecho da pesquisa.
Mato Grosso do Sul (5,2%) e Mato Grosso (5,1%) foram as UFs com os maiores recuos no setor de serviços, desempenho associado a uma menor produção agrícola em função dos efeitos climáticos. Os indicadores de atividade sugerem impactos moderados da calamidade sobre a atividade econômica do Rio Grande do Sul.
Em Tocantins, Amapá e Mato Grosso, a revisão se deu por conta de fortes números no setor de serviços na última leitura feita pelo IBGE.