MT é Sede De Fórum Com Gestores De 20 Estados Do País Para Discutir Políticas De Assistência Socia

Foto: Assessoria

Com informação: gazetadigital

O Estado de Mato Grosso, por intermédio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), recebeu o Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado de Assistência Social (Fonseas). O encontro, realizado nos dias 27 e 28 de novembro, teve como objetivo fortalecer a representação política dos governos estaduais e do Distrito Federal dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento contou com a presença de representantes de 20 estados: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Recife, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A secretária da Setasc, Coronel Grasi Paes Bugalho, destacou que a realização da reunião nacional em Cuiabá, em comemoração aos 30 anos do fórum, representa um marco significativo para a assistência social no Brasil e para o Mato Grosso. “É uma oportunidade valiosa para refletirmos sobre a trajetória desses 30 anos, desde a organização da assistência social no país, os avanços obtidos e os desafios que ainda persistem. Nosso objetivo é garantir que a política pública de assistência social receba o financiamento adequado da União, estados e municípios, conforme estipula a Constituição Federal”, declarou a secretária.

A Coronel Grasi também enfatizou os progressos de Mato Grosso na área e a importância de continuar oferecendo serviços de assistência social de qualidade e eficiência aos cidadãos que mais precisam. “Este momento reafirma nosso compromisso com a construção de uma política pública sólida e eficaz, que atenda dignamente aqueles que se encontram em situações de vulnerabilidade social. Juntos, podemos avançar ainda mais e fortalecer a assistência social em todo o Brasil”, concluiu a secretária. A presidente do Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado de Assistência Social (Fonseas) ressaltou a importância da reunião para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil.

“Desde ontem, realizamos visitas técnicas a equipamentos municipais de assistência social e pudemos vivenciar de perto o trabalho desenvolvido aqui no Estado. Essa acolhida reflete o compromisso com a assistência social e valoriza o papel dos secretários e das equipes técnicas dos estados brasileiros que participam deste encontro”, salientou. A secretária adjunta de Assistência Social da Setasc, Miranir Oliveira, destacou que as discussões não visam apenas apresentar a história da assistência social, mas também iluminar as demandas atuais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Hoje marca o início efetivo das celebrações dos 30 anos do Fonseas.

Este é um momento significativo, com a presença de 20 estados, do Secretário Nacional de Assistência Social, do Conselho Nacional e Estadual de Assistência Social, além de outras instituições relevantes para o sistema. Teremos painéis que discutirão a trajetória do Fonseas e da assistência social no Brasil, enfatizando os desafios e avanços dessa política pública essencial”, afirmou Miranir Oliveira. A secretária adjunta de Assistência Social, Mulher e Família do Estado de Santa Catarina, Luciane dos Passos, enfatizou a importância do Fonseas para o intercâmbio de experiências entre os estados brasileiros e mencionou os benefícios que seu estado pode obter com a incorporação de ideias discutidas no fórum para aprimorar os serviços de assistência social.

“O Fórum Nacional de Secretários Estaduais é uma instância essencial para discutir e fortalecer as pautas da assistência social como política pública. Durante esses dois dias de encontro, tivemos a chance de reavaliar os desafios e conquistas ao longo dos 30 anos do Fórum e também de estabelecer metas para o futuro. Essa troca de experiências entre os estados é fundamental para que a assistência social continue a progredir em benefício de nossos usuários”, declarou.

Os painéis do encontro abordaram temas como: Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial; Gestão Orçamentária e Financiamento do SUAS; Emergências e Calamidades no SUAS; e Gestão do SUAS: Apoio Técnico e Educação Permanente no SUAS. O evento também contou com a presença do Secretário Nacional de Assistência Social (SNAS), André Quintão Silva; da presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Penélope Regina Silva de Andrade; da defensora pública-geral, Luziane Castro; do presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Edigilson Tavares; da vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Maria da Penha Ferrer; entre outras autoridades.

Revista Fonseas 2024: Um artigo científico sobre o trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) foi publicado na 6ª edição da revista Gestão Social – “Fonseas +30: História, Memória e Trajetória”, lançada durante o Fórum Nacional de Secretarias de Assistência Social (Fonseas) em Cuiabá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *