MT é o terceiro que mais desmatou Amazônia em 2022

Mato Grosso é o terceiro estado do país que mais desmatou a Amazônia no primeiro semestre de 2022. Segundo dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), publicados nesta sexta-feira (8) o a unidade federativa devastou 845 km quadrados, o que corresponde a 21,1% do total.

Conforme o levantamento, Mato Grosso só ficou atrás do Amazonas, com quase 31% da área devastada e do Pará, com 27,7% desmatados. Essa é a primeira vez que o Amazonas lidera a lista dos estados que mais desmataram.

Dados do Inpe, mostram uma área destruída de 1.120 km quadrados, um recorde na série histórica e aumento de 5,5 % na área com alertas de desmatamento em relação aos registrados em junho de 2021.

No acumulado do ano, essa área já chega a 3.988 Km quadrados, número 10,6% maior que o mesmo período de 2021 que já havia sido recorde.

O primeiro semestre deste ano teve quatro meses com recordes de alertas de desmatamento.

Na região há muita matéria orgânica morta e com o verão começando, um período mais quente, com menos chuva e mais seco do ano, esse material serve como combustível para as queimadas e incêndios florestais na região.

G1-MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *