MT é o Estado que mais desmata a Amazônia

Lucione Nazareth/VGN

Mato Grosso registrou um total de 64 km² de áreas florestais derrubadas nos primeiros dois meses de 2024, colocando o Estado na liderança do desmatamento na Amazônia Legal, conforme revelado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) nessa segunda-feira (18.03).

Conforme o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon, Mato Grosso derrubou 19 km² de florestas no mês de janeiro, e 44 km² no mês de fevereiro, representando no bimestre, 32% de toda a destruição detectada na Amazônia.

Segundo o Instituto, no Estado o avanço do desmatamento está ocorrendo principalmente devido à expansão agropecuária, com destaque para municípios como Feliz Natal, Nova Maringá, Juína, Juara, Marcelândia e Canarana – todos com presença nas listas dos 10 que mais destruíram a floresta em janeiro ou fevereiro. Os dois últimos, Marcelândia e Canarana, inclusive apareceram em ambos os meses nesses rankings.

Apesar da taxa elevada, Mato Grosso teve redução de 77% no desmatamento se comparado com dados do 1º bimestre de 2023. No ano passado, entre os meses de janeiro e fevereiro foram registrados 242 km² de florestas derrubadas na Amazônia Legal.

Números Gerais

O desmatamento da Amazônia teve em fevereiro seu 11º mês consecutivo de redução. Com isso, o primeiro bimestre de 2024 fechou com a menor derrubada da floresta dos últimos seis anos, desde 2018. Conforme o Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon, a devastação em janeiro e fevereiro atingiu 196 km², 63% a menos do que nos mesmos meses em 2023, quando foi detectada a destruição de 523 km².

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *