Mato Grosso chegou a triste marca de 15 mil vidas perdidas pela covid-19 nesta sexta-feira, 1° de julho. Em 24 horas, o estado registrou cinco mortes e 2.468 movos casos pela doença.
Ao todo, 768.344 mato-grossenses se infectaram com o novo coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020. Os dados são do Painel Covid, da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
Sobre a internação de pacientes em estado grave, 64 estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pactuados pelo Sistema único de Saúde (SUS). A taxa de ocupação é de 77,53%. Outras 34 pessoas estão internadas na rede particular.
Em relação às enfermarias há 155 pessoas hospitalizadas e dessas, 79 estão nas pactuadas pelo Estado e outras 76 em unidades privadas.
No momento há 12.595 pacientes em monitoramento, que estão praticando o isolamento social.
Nas últimas semanas o aumento de casos e mortes em decorrência da covid-19 em Mato Grosso têm preocupado autoridades governamentais e de saúde. O governador Mauro Mendes (União) chegou a criticar a população que não se imunizou ainda, uma vez que mais de 90% dos internados com a doença não estão com o esquema vacinal completo ou nem chegaram a tomar a primeira dose da vacina, segundo dados da SES.
“Essas pessoas fizeram uma opção, pra correr o risco. Se você corre risco, meu amigo, uma hora dá merda. Deu merda para essas pessoas e pode dar para todas aquelas que continuarem insistindo nessa bobagem de não querer tomar vacina”, disparou.
Após chamar a atenção dos não vacinados, Mendes disse que o Estado irá abrir novos leitos, mas não deu detalhes de como funcionará esse processo de instalação.
“Governo do estado vai, sim, abrir UTIs, mas nós temos limite e capacidade”, afirmou, acrescentando que o Governo Federal não financia mais UTIs.
https://www.folhamax.com/cidades/mt-chega-a-15-mil-mortes-causadas-pela-covid-19/358947