Uma boiada foi flagrada por um morador do Bairro Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot, em Cuiabá, nesta segunda-feira (19). Os animais estavam e andavam por uma rua e disputando espaço com os carros e até com um ônibus. (Veja aqui).
Nas imagens, o morador, que está dirigindo um carro, reduz a velocidade diante do grupo. Segundo ele, não é a primeira vez que isso acontece. Em outras ocasiões, ele viu cavalos soltos pela via, inclusive rasgando lixo.
A prefeitura informou, em nota, que não possui um abrigo para acolher os animais soltos e a remoção, em casos extremos de saúde, cabe ao Centro de Zoonoses em conjunto com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).
Veja nota na íntegra abaixo.
Referente à circulação de animais de animais de grande porte no perímetro urbano de Cuiabá, o Executivo Municipal esclarece que atualmente não dispõe de um abrigo para acolher esses animais;
Em contrapartida, a Prefeitura de Cuiabá lançou em maio deste ano a obra de construção do Hospital Veterinário Municipal (HVM), o Complexo ‘Manchinha’, situado na Região Sul da capital, abrangendo animais domésticos;
A unidade de saúde contará com uma equipe multidisciplinar, responsável pela promoção dos atendimentos à população em conjunto com a Coordenadoria de Vigilância Sanitária;
O investimento na edificação do projeto é de aproximadamente R $4 milhões. O prazo para conclusão é de 18 a 24 meses;
Vale destacar que em casos extremos de saúde, a atuação para remoção dos animais das vias é de competência do Centro de Zoonoses, juntamente com Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).
Por fim, em situações de óbito, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) realiza a remoção do cadáver.
G1MT