Na noite de sexta-feira (10), o prefeito Emanuel Pinheiro tornou realidade um antigo desejo da comunidade do Jardim Presidente II: entregou o centro comunitário do bairro totalmente reformado e ampliado. A nova estrutura conta com salas, vestiários, banheiros, espaços multiusos e academia ao ar livre para a população.
O presidente do bairro, Rogério Santos de Oliveira disse que esta é uma obra de suma importância para os moradores da região. “Infelizmente a gente não tinha nenhum espaço de lazer para a comunidade e com essa obra só temos a ganhar. Quando assumi a presidência do bairro, em 2021, este local estava totalmente depredado, não tinha telhado, era um verdadeiro pombal. Graças ao prefeito Emanuel Pinheiro, ao vice-prefeito Stopa e ao vereador Luis Claudio o centro comunitário está hoje totalmente reconstruído. Temos cerca de 1200 pessoas morando neste bairro e acreditamos que este espaço também será aproveitado por moradores dos bairros circunvizinhos. Nossa ideia é trazer cursos para a comunidade e também queremos trazer de volta para o bairro o projeto Siminina, que já tivemos no passado, mas que deixou de ser realizado aqui por causa das condições do centro comunitário. Agora, com o prédio novo, queremos o Siminina de volta, é um anseio da nossa comunidade”, comentou Rogério.
O vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa revelou que o local estava completamente inutilizável antes da reforma. “O centro comunitário estava 100% destruído. Não existia mais telhado, o madeiramento estava todo apodrecido, os banheiros totalmente deteriorados. Basicamente reconstruímos tudo neste prédio. A partir de hoje a população passa a ter um local para realizar vários tipos de eventos. A comunidade do bairro Jardim Presidente II e dos bairros vizinhos merecem essa obra de qualidade e merecem as outras obras que virão nesses próximos dois anos”, reforçou Stopa.
Muito feliz com o resultado da obra, o prefeito Emanuel Pinheiro não escondeu a satisfação em poder inaugurar o centro comunitário Atanilce Auxiliadora Ferreira Coelho, ‘Dona Tuta’, para os moradores do Jardim Presidente II. “Antes da reforma, este local era um foco de insegurança, um foco de doenças, de bichos peçonhentos, aqui era um matagal que não atendia em nada a população. Hoje se transformou em um dos mais belos centros comunitários de Cuiabá, com espaço amplo, arejado, com uma iluminação condizente, que vai ajudar muito na segurança da região. Tem playground para as crianças, banheiro com acessibilidade, enfim, toda uma estrutura para atender a comunidade. Este espaço será usado não apenas para reuniões comunitárias e de associações de moradores, mas também para festas de aniversário, homenagens e até mesmo para se velar o corpo de um ente querido, pois há pessoas humildes, que não têm dinheiro para alugar um espaço para velório. Um centro comunitário dessa envergadura é para isso, para atender a comunidade, para atender o povo. Estou muito feliz em entregar esta obra, que foi possível devido ao apoio do deputado federal Emanuelzinho, que está sempre atendendo as necessidades da comunidade, sempre priorizando a população”, ressaltou Pinheiro.
Também estiveram presentes à inauguração, a mãe da homenageada, Joicer do Espírito Santo, o secretário municipal de Governo, Wilton Coelho, o diretor geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, Junior Leite, o secretário adjunto de Relações Comunitárias, Adilson Levante, os vereadores Luis Claudio, Rogério Varanda e Cezinha Nascimento e o Frei Ary.
Homenagem
Moradora do bairro, Atanilce Auxiliadora Ferreira Coelho, mais conhecida como Tuta, nasceu em 24 de agosto de 1961. Formou-se como Técnica de Contabilidade e era servidora efetiva da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Mesmo com as limitações físicas em decorrência de um derrame, tinha como missão ajudar as pessoas, alcançando assim diversos feitos durante sua jornada.
Católica, adorava realizar atividades voluntárias na igreja que frequentava, colaborando com a realização de festas nas datas comemorativas e participando das rifas em benefício da instituição.
Em março de 2021 foi acometida pela Covid-19 e no dia 16 de abril acabou não resistindo às complicações ocasionadas pela doença viral e faleceu. Deixou como legado uma história de superação e resiliência diante às adversidades da vida, lembrada por seus entes queridos e amigos como uma mulher guerreira, admirável, destemida, altruísta e amiga.
Foto: Emanoele Daiane