Mirando o Futuro: Projeto reúne 100 estudantes em Cuiabá!

Foto: Lucas Aaron | Seduc-MT

 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) lançou o Projeto “Mira na Meta” na manhã de sábado (29.3), na Escola Estadual CEI 01, em Cuiabá. Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Educação, Alan Porto, esteve presente e participou do evento gamificado com cerca de 100 alunos. Em 2025, o projeto expandiu de 13 para 185 escolas da rede estadual de Mato Grosso.

O objetivo do “Mira na Meta” é promover o engajamento lúdico dos alunos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, através de atividades interativas que fortalecem a aprendizagem e contribuem para a melhoria dos indicadores educacionais. Segundo o secretário Alan Porto, a iniciativa visa incentivar os alunos a se prepararem melhor para a avaliação do Saeb 2025, promovendo um ensino mais eficaz e motivador. “Este ano temos o Saeb 2025. Portanto, a estratégia que encontramos para alcançar nossa meta de pontuação foi o projeto Mira na Meta. Com ações e atividades gamificadas, estimulamos os alunos a estudarem e a participarem das atividades às sextas e sábados para a realização da prova”, explicou o secretário. No primeiro sábado do ano do “Mira na Meta”, uma gincana educativa foi realizada para envolver os alunos em diversas atividades que reforçam os conteúdos escolares. Cada escola participante organiza a participação de até três turmas, incluindo estudantes do 5º ano, 9º ano e 3ª série do Ensino Médio.

Com essa iniciativa, a Seduc busca reafirmar seu compromisso com a qualidade da educação, utilizando estratégias inovadoras para estimular o engajamento dos alunos e melhorar os resultados acadêmicos. A expectativa é que novas edições do “Mira na Meta” sejam realizadas em outras escolas do Estado, ampliando o impacto positivo do projeto. Para o aluno do 9º ano do ensino fundamental, Nelson Matheus Souza, de 15 anos, o projeto é importante para motivar os estudantes a alcançarem as metas. “O projeto incentiva as pessoas a estudarem mais, a aprenderem mais sobre português e matemática.

E não só isso, mas também outras matérias. Isso é bom porque ajuda a gente a focar mais nos estudos”, disse. A estudante Milena de Oliveira Miranda, também do 9º ano do ensino fundamental, acrescentou que o “Mira na Meta”, além de ensinar, diverte os alunos. “Estou gostando bastante, porque de forma lúdica, com jogos, a gente se sente mais motivado a participar e fica mais fácil tirar dúvidas também”, completou. Em 2024, a ação foi realizada em apenas uma escola por Diretoria Regional de Educação (DRE).

Após análise da Coordenadoria de Avaliação e Estudo Estratégico (Sage) junto à Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (SAGP), a iniciativa foi ampliada para 185 escolas em todo o Estado de Mato Grosso, garantindo maior alcance e impacto. As atividades que marcaram o primeiro sábado do Mira na Meta incluíram: Mira no Quis, Caça aos QR Codes e Passa ou Repassa – Torta na cara.

Informações: Seduc-MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Ads