Imagem: Ministério do Esporte
OMinistério do Esporte disponibilizou o Guia Paris 2024 com todas as informações sobre os atletas, modalidades e investimentos federais no esporte paralímpico brasileiro. Nos Jogos Paralímpicos de Paris, que começaram nesta quinta-feira (29), o Brasil vai disputar com a maior delegação da história em um evento fora do país. São 280 atletas no total e 274 fazem parte do Programa Bolsa Atleta, 98% dos convocados.
A delegação brasileira terá representantes em 20 das 22 modalidades: Atletismo, Badminton, Bocha, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Futebol de cegos, Goalball, Halterofilismo, Hipismo, Judô, Natação, Remo, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Triatlo e Vôlei sentado. Em 17 das 20 modalidades com representantes brasileiros, 100% dos atletas do país fazem parte do Bolsa Atleta.
Este ano o Bolsa Atleta, maior programa de patrocínio direto a atletas do mundo completou 20 anos e foi reajustado após 14 anos. O presidente Lula assinou decreto que aumentou os valores das bolsas em 10,86%. Esta também é a primeira Paralimpíada em que atletas-guia puderam ser contemplados com o Bolsa Atleta, após a aprovação da Lei Geral do Esporte.
“O Bolsa Atleta é um incentivo que vai diretamente para os nossos atletas. Isso faz toda a diferença na preparação deles. No esporte paralímpico, esse apoio é ainda mais importante. Além disso, temos uma Secretaria que acompanha de perto o desenvolvimento do Paradesporto e desenvolve ações e programas específicos. Tudo isso para que nossos esportistas tenham uma infraestrutura adequada e possam focar apenas em treinar e competir”, afirma o ministro do Esporte, André Fufuca.
O Brasil tem 373 medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos, em 11 edições. São 109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes. As três modalidades que mais garantiram pódios ao país são atletismo (170 medalhas – 48 ouros, 70 pratas e 52 bronzes), natação (125 medalhas – 40 ouros, 39 pratas e 46 bronzes) e judô (25 medalhas – cinco ouros, nove pratas e 11 bronzes).
Clique aqui para acessar o Guia das Paralimpíadas de Paris 2024.