Lucione Nazareth/VGN
Foto: EBC
Um total de 17 casos de febre do Oropouche foram identificados e confirmados recentemente em Mato Grosso, informou nessa sexta-feira (02.08) o Ministério da Saúde. Contudo, dados dos pacientes não foram revelados.
Segundo o Ministério da Saúde, a febre do Oropouche é transmitida principalmente por um mosquito conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o inseto permanece com o vírus por alguns dias. Quando o inseto pica uma pessoa saudável, pode transmiti-lo.
Os sintomas da doença são parecidos com os da dengue: dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia. A prevenção consiste em evitar contato com áreas de ocorrência ou minimizar a exposição às picadas de mosquitos, usando roupas que cobrem a maior parte do corpo e aplicando repelente nas áreas expostas da pele. Também é importante usar telas em portas e janelas e limpar terrenos e locais de criação de animais.
Em 25 de julho, foram registradas duas primeiras mortes da doença no país. Os casos são de mulheres do interior do Estado da Bahia, com menos de 30 anos, sem comorbidades. Outra possível morte pela doença é investigada em Santa Catarina.