POR LARISSA CAVALCANTE DE CAMPOS / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) participaram, nesta segunda-feira (25), de um workshop com o tema “Mídias sociais, reputação e credibilidade”, conduzido pela jornalista Kátia Cubel, que é consultora de comunicação e marketing em Brasília. Com ampla experiência na área, Kátia foi uma das criadoras do Prêmio Engenho.
Durante o workshop, ela tratou dos impactos das redes sociais e como as instituições públicas podem utilizá-las de forma mais eficaz para ampliar a conexão com os cidadãos e melhorar a reputação. “As redes sociais permitem muitos retornos: o número de pessoas que gostou de um conteúdo, os comentários e compartilhamentos. É fundamental mensurar tudo isso, analisar os dados, para aproximar o ente público das pessoas e fortalecer a imagem da instituição”, afirmou Kátia.
A jornalista Laura Petraglia atua como assessora de imprensa da deputada estadual Janaína Riva (MDB) e esteve presente na capacitação. Laura acredita que um dos principais desafios discutidos durante a atividade é a necessidade de pensar as redes sociais para além de ferramentas, pautando-se na humanização como forma de gerar engajamento e empatia.
Para Jonas da Silva, assessor de imprensa do deputado Dr. Eugênio (PSB), o workshop foi uma oportunidade para avaliar as atividades desenvolvidas e as estratégias usadas na construção da imagem do assessorado. “A Kátia foi muito certeira ao trazer conceitos e casos que envolvem imagem, reputação e credibilidade. Esses são eixos essenciais para ganhar confiança, alcançar resultados e dar sentido a todo o trabalho que desempenhamos”, disse o assessor.
O workshop conduzido por Kátia Cubel faz parte de uma programação iniciada no dia 18 de novembro, com palestra do professor e pesquisador Evaldo Bazzegio sobre inteligência artificial. As atividades nasceram de uma parceria entre as Secretarias de Comunicação (Secom) e de Tecnologia e Informação (STI) do Legislativo estadual e devem gerar desdobramentos.
“Realizar esse tipo de formação é uma maneira de integrar as equipes, discutir caminhos e melhorar nosso desempenho como instituição. Outras atividades serão realizadas em breve, sendo que em algumas delas nos dedicaremos aos estudos e construção de uma Política de Comunicação, um dos objetivos no momento”, disse o secretário-adjunto de Comunicação da ALMT, Ever Jota.