Menores infratores aprendem fazer hambúrgueres gourmet

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo (Complexo Pomeri) colocaram a mão na massa, ou melhor, em pães, temperos e hambúrgueres, durante aula prática de Hambúrguer Gourmet, abrindo as atividades do Segundo Ciclo de Oficinas Socioeducativas na unidade, em Cuiabá.
A ação foi idealizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT) e tem como objetivo possibilitar novas oportunidades aos adolescentes, através do empreendedorismo.
Um dos participantes contou que aprendeu tudo da aula e pretende aproveitar o conhecimento, quando sair do sistema. “Agora sei temperar, fazer um hambúrguer caseiro, montar o sanduiche, tanto como se fosse um baguncinha, ou um hambúrguer chique”, revela. “Para nós foi uma boa oportunidade para aprender e quando sair ter uma chance de arrumar um emprego”.
“Gostei mesmo”, anunciou outro participante. “Quando sair e tiver um emprego vou abraçar (a oportunidade), vou fazer cursos e aprender mais”, promete.
O líder de ações socioeducativas – GMF/TJMT, Tiago Perussi Lima Rodrigues, responsável pela oficina de Hambúrguer Gourmet, aponta que a capacitação tem o objetivo de ocupar o tempo dos adolescentes e também profissionalizante. “Estamos preparando esses adolescentes para que possam ser inseridos no mercado de trabalho, seja abrindo o próprio negócio, seja buscando uma vaga no setor de alimentos, no mercado de eventos, que está em constante expansão no Estado de Mato Grosso”, aponta.
 
Ciclo de Oficinas – Ainda estão previstas aulas práticas de Bolo no Pote Doce, Pães Artesanais e Decoração Natalina, todas desenvolvidas por oficineiros(as) voluntários(as), servidores do GMF e servidores do próprio Sistema Socioeducativo.
Além das oficinas, os adolescentes recebem acompanhamento psicológico de um grupo de estudantes de psicologia da Universidade de Cuiabá (Unic), sob a coordenação da professora Carla Queiroz. No decorrer das oficinas, as futuras psicólogas traçam o perfil dos adolescentes, analisando o empenho e envolvimento de cada.
O pré-projeto experimental visa a sua multiplicação para as demais unidades socioeducativas do Estado e conta com o apoio da Segunda Vara Especializada da Infância e Juventude, que possui como juiz titular o também coordenador do GMF/Eixo Socioeducativo, juiz Túlio Duailib Alves Souza, e da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Para o melhor desempenho e aproveitamento dos adolescentes, antes das oficinas são realizados pelas estudantes os ciclos de palestras magnas, abordando o tema ‘Autoestima e Empreendedorismo’ e também são oferecidas sessões de Ciclos Restaurativos com temas como violência.
Programação – As oficinas para unidade masculina serão realizadas em dias diferentes nos mesmos horários: 9h às 10h/ 13h às 15h/ 15h30 às 16h. As próximas aulas já estão agendadas:
09 de novembro – Bolo no Pote Doce;
11 de novembro – Pães Artesanais;
16, 18 e 23 de novembro – Decoração Natalina.
As datas das oficinas para a unidade feminina ainda não foram definidas. No encerramento do ciclo será realizada a ‘Festa da Família, com uma confraternização entre adolescentes, pais e servidores do sistema socioeducativo, em data a ser definida.
Primeiro Ciclo de Oficinas Socioeducativas – A primeira fase das oficinas socioeducativas foi um sucesso e contemplou diversas áreas como artes, artesanato, culinária, danças étnicas e se encerrou no dia 07 de outubro, com a oficina de Restauro de Móveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *