Um jovem de 20 anos, que fazia parte de uma facção criminosa, foi preso nessa quarta-feira (1º), enquanto fazia as unhas em Guarantã do Norte (a 708 km de Cuiabá). Além de ser responsável por torturas e homicídios, o suspeito era traficante.
Ele foi indiciado em investigação conduzida pelo homicídio de Ennoldy Gadiel Fernandes de Souza, de 17 anos, em janeiro, no município. A prisão aconteceu pela Operação Leyenda, deflagrada em abril, que já prendeu 18 suspeitos.
Na facção criminosa, ele atuava nas funções de lojista (dono de ponto de comercialização de drogas) e “disciplina” (executor de ordens de torturas e homicídios de líderes da organização criminosa).
O homicídio de Ennoldy aconteceu por determinação de líderes da facção, o criminoso foi o responsável pelo cárcere do adolescente e por conduzir a vítima até o local da execução.
Ele também presenciou, junto a mais três pessoas, o momento em que a vítima foi morta. Além disso, ele é investigado por tráfico e associação para o tráfico de drogas, em investigação da Operação Leyenda, deflagrada para desarticular a atuação da facção criminosa em Guarantã do Norte.
Contra o criminoso havia dois mandados de prisão expedidos, uma de prisão preventiva pelo homicídio contra o adolescente; e outro de prisão temporária pelo envolvimento com o tráfico de drogas e a associação para o tráfico na cidade.
Após receber informações de que o suspeito estava novamente em Guarantã do Norte, uma equipe de investigação da Delegacia Municipal realizou levantamentos e campanas durante três dias consecutivos.
“A equipe policial fez um trabalho de muita qualidade e se empenhou até conseguir capturá-lo hoje, pela manhã, na área dos fundos da chácara onde estava escondido e enquanto fazia as unhas”, afirmou o delegado Lucas.