Da Redação – folhamax
A Associação Voz Animal (AVA) deu início à castração de animais em situação de vulnerabilidade na baixada cuiabana. Essa iniciativa, considerada pioneira na história aqui no estado, só está sendo possível através de uma emenda impositiva, destinada pelo deputado Max Russi (PSB), para a realização dos trabalhos voltados ao bem-estar animal.
Esse trabalho também se estende à realização de hemograma, pesquisa de hematozoário e aplicação de medicação, é um dos resultados dos estudos desenvolvidos durante a realização da Câmara Setorial Temática (CST), requerida pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa.
Conforme a vice-presidente da CST, Rebeca Dias, o recurso, na ordem de R$ 200 mil está sendo distribuído entre Organizações não governamentais (ONGs) e cuidadores independentes, mediante cadastro. A intenção é levar atendimento a mais de 430 animais.
“Essa iniciativa não apenas visa controlar a população de animais abandonados, mas também promover o bem-estar e a saúde desses seres vivos tão vulneráveis”, complementou.
O Projeto Lunaar é um dos beneficiados e deve dar início aos procedimentos em breve, de acordo com a diretora Carla Fahima. “É um prazer imenso estar tendo condições de receber essa ajuda do deputado. A gente vai conseguir levar os animais da associação para castrar e conseguir adoção para esses animais, que é mais importante”, ressaltou.
Atuação – O deputado Max Russi propôs o texto da Emenda 90 ao Projeto de Lei 1.399/2023, que aborda a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), estabelecendo as ações de defesa dos animais em Mato Grosso como prioritárias.
Autor da Lei 10.846 de 2019, que assegura a proteção e destinação de animais resgatados, vítimas de abuso, maus-tratos, feridos ou mutilados, o parlamentar tem atuado nas tratativas, junto a Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), na busca da implantação de um Núcleo de Proteção aos Animais na Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA).