CAMILA RIBEIRO
Da Redação
Foto: Marcos Lopes/ALMT
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa (ALMT), Max Russi (PSB), convocou uma reunião nesta segunda-feira (5), para definir a chapa final que concorrerá às cadeiras da Mesa Diretora. A articulação confirma Dr. João (MDB) como candidato a primeiro-secretário, encerrando a discussão por espaço entre a atual vice-presidente Janaina Riva (MDB) e vice-líder do governo Beto Dois a Um (União Brasil). Conforme apurado pelo HNT, a conversa ocorre no Colégio de Líderes a partir das 14h.
Max Russi tem pressa. A chapa precisa estar homologada até às 18h. O deputado é o cabeça da conjectura, sendo o nome de consenso para suceder Eduardo Botelho (União Brasil) na presidência da Casa de Leis. A projeção é que Júlio Campos (União Brasil) assuma a vice-presidência.
Wilson Santos (PSD) permanece como segundo vice-presidente. Diego Guimarães (Republicanos) ascende a segundo-secretário, Elizeu Nascimento (PL) terceiro-secretário e Juca do Guaraná (MDB) ficará como quinto-secretário.
Dos outros sete cargos, apenas três estão indefinidos: a terceira-vice-presidência, o quarto e o sexto secretário.
Duas situações frearam as discussões: a rusga entre Janaina e Beto, e o assassinato da filha de Gilberto Cattani (PL), que está atualmente como terceiro-secretário. Além de Cattani, Valmir Moretto (Republicanos) também não é cotado para a nova formação da mesa. Porém, o declínio dos deputados não representa a perda de musculatura dos seus partidos, uma vez que as siglas continuam com pelo menos um nome naexecutiva da Casa.