Repórter | Estadão Mato Grosso
Foto: Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso
O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (UB), disse vai avaliar a proposta do primeiro-secretário da Casa, Max Russi, (PSB) para antecipar a eleição da mesa diretora que está prevista para ocorrer no início de setembro deste ano.
Segundo Max, que concorrerá a presidência, devido as eleições municipais, muitos deputados irão deixar o parlamento para disputar as prefeituras de seus municípios e, devido a isso, seria necessário adiantar a troca da mesa para o mês de junho.
De acordo com Botelho, será necessário aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com o voto de 15 parlamentares.
“Vamos discutir com o Colégio de Líderes pra gente ver isso. Eu, a princípio, eu não tenho problema nenhum em antecipar, mesmo porque eu não pretendo participar. Apenas com ajuda e fazer a mesa. Mas não pretendo estar na chapa. Eu tenho um projeto para Cuiabá e esse projeto não tem plano B, só tem plano A. Então eu não vou concorrer a nenhum cargo, mas eu vou discutir isso com os deputados”, explicou.
O presidente da Casa concorda com a mudança. Ele cita que alguns deputados já anunciaram afastamento da Casa para disputar as eleições de outubro.
“Tem vários candidatos. Aqui em Cuiabá tem dois, em Rondonópolis tem mais dois e talvez tenha em Várzea Grande. Então, seria importante antecipar. Eu vou discutir com os deputados e isso depende da aprovação de 15 parlamentares no mínimo, porque tem que alterar a Constituição, a PEC”, comentou.