Max Não Vê Vantagem Em Ampliar Dias De Sessões Na AL; Foco Em Comissões

Foto: Rodinei Cresêncio/Rdnews

Com informação: rdnews

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), não considera vantajosa a proposta de aumentar o número de dias de sessões semanais no parlamento. Ele enfatiza que o foco deve ser o fortalecimento das Comissões Permanentes, onde a população pode ser ouvida e os projetos podem ser aprimorados de fato. Atualmente, as sessões na Assembleia ocorrem apenas às quartas-feiras. A deputada Janaina Riva (MDB) é uma das parlamentares que apoia a ideia de aumentar o número de sessões de 1 para 3 dias, mas, segundo o novo presidente, o plenário se destina apenas ao debate entre os parlamentares e à votação de projetos, sem pendências no Legislativo. Além disso, ele não vê benefícios para os cidadãos e para os parlamentares de Mato Grosso.

O deputado Júlio Campos (União), vice-presidente da ALMT, também defendeu a realização de sessões ordinárias pelo menos duas vezes por semana e reafirmou essa posição durante sua posse como vice. “Eu só farei o que a maioria desejar. Entendo que não são mais sessões que aumentarão o trabalho; na verdade, o que fortalece o trabalho do parlamentar e dá voz à sociedade é a atuação nas comissões, onde o cidadão pode se manifestar. No plenário, pelo regimento, ele não pode falar”, comentou ele em entrevista à imprensa.

Na visão de Max, o discurso sobre a ampliação dos dias pode parecer atraente, mas na prática, não trará resultados concretos: “Sou a favor [da ampliação], mas se você me perguntar: ‘Max, isso vai aumentar o serviço?’. Não, não vai. Vai aprovar algum projeto a mais? Também não”. Entusiasta das comissões, Max foi questionado se faria pressão para que os presidentes realizassem mais encontros semanais. Ele prometeu fiscalização, mas afirmou que, se houver consenso por mais sessões ordinárias, as comissões acabarão trabalhando menos. “Se o deputado vem à sessão e não participa da Comissão, na minha visão, ele trabalha muito menos. Porque a comissão é o coração […] Se começarmos a ter sessões todos os dias, as comissões irão trabalhar menos, e não poderei exigir mais dos deputados nas comissões”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Ads