Mídia News
Foto: Reprodução
Ele é o autor da proposta que prevê a criação dos cargos de terceiro vice-presidente, quinto e sexto secretário.
Max disse que as novas cadeiras não trariam custo adicional ao orçamento da Assembleia e contribuiria para o comprometimento dos parlamentares.
A viabilidade da PEC está sendo analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
“Sou favorável a essa PEC, que não traz nenhum custo a mais à Assembleia. Vamos comprometer mais deputados no dia a dia da gestão, dividir poder e espaço. É bastante positivo”, considerou.
“Serão três cargos a mais e não remunerados. Se faltar o presidente e o vice, o terceiro assume e nada mais. É só questão do processo legislativo, outras assembleias são assim e a gente quis trazer esse modelo para Mato Grosso”, explicou.
Ele completou dizendo que a PEC ajudaria a dar mais oportunidades aos deputados interessados pelo comando da Casa de Leis.
O atual formato da Mesa Diretora
Atualmente, a mesa diretora da Assembleia é composta de sete cadeiras. A mais importante é a de presidente, que determina as datas de votações, tira e coloca em pauta projetos e representa a Casa de Leis.
A segunda mais importante é o primeiro secretário, que comanda o orçamento da Assembleia, na casa de R$ 700 milhões.
Há ainda as cadeiras de vice-presidente, segundo-vice-presidente, segundo secretário, terceiro secretário, e quarto secretário.