Carlos Oliveira/VGN
Foto: Paulo Francis
Em um esforço conjunto para garantir a preservação do Pantanal, a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, assinou nesta quinta-feira (18.04) um termo de cooperação com os governadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O acordo visa unir forças na defesa, proteção e desenvolvimento sustentável do bioma.
A ministra destacou a importância desse pacto entre os Estados e o ministério no contexto da elaboração do plano de prevenção e controle do desmatamento e queimada do pantanal.
“Esse pacto é uma demostração de que algo dessa magnitude não tem como ser enfrentado isoladamente e o segundo passo talvez seja a gente fazer um pacto pelo Pantanal envolvendo governadores e prefeito, como já fizemos com a Amazônia, para incentivar pesquisa, acesso à tecnologia”.
O governador Mauro Mendes (União Brasil) reconheceu que, apesar dos investimentos realizados no combate ao desmatamento ilegal, ainda há 2% da população mato-grossense que insiste em descumprir a legislação ambiental.
“É preciso unir forças para dar continuidade ao trabalho já iniciado na preservação do Pantanal, nosso patrimônio ambiental de valor inestimável”, afirmou Mendes. “A partir de agora, vamos aprimorar as ações em curso, fortalecer a sinergia entre as equipes e buscar o melhor resultado possível na proteção e preservação do bioma”, finalizou.