Foto: Francinei Marans
A programação do Maio Amarelo, promovida pela Prefeitura de Cuiabá através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), está chegando à sua fase final e, ao longo de suas atividades, tem instigado uma reflexão profunda sobre a importância de desacelerar em nossas vidas. Na última sexta-feira, dia 26, uma palestra foi realizada no auditório da Fecomércio, e a agenda de eventos continuará na próxima semana, com uma nova palestra marcada para segunda-feira, 29, no Sesc Pantanal. Nos dias seguintes, os eventos se estenderão até a Unimed nos dias 27 e 28, e no dia 29, a Canopus Veículos será o local do encontro, finalizando na Escola Estadual Rosalina de Souza no dia 30, onde dinâmicas sobre a temática serão realizadas. Além disso, ações complementares estão programadas para o início de junho.
A vice-prefeita e secretária Municipal de Mobilidade Urbana, coronel Vânia Rosa, destacou a relevância da campanha ao afirmar: “A Campanha Maio Amarelo vem tratar com cada um de nós. Mais do que falar sobre as regras de trânsito, estamos aqui para falar sobre a vida. O slogan deste ano é claro: Desacelere, seu bem maior é a vida.” Ela enfatizou que o conceito de desacelerar vai além da simples redução da velocidade nas vias; trata-se de uma mudança de comportamento que nos leva a refletir sobre nossas atitudes no trânsito e a responsabilidade que temos em preservar vidas.
Durante todo o mês de maio, diversas ações de conscientização têm ocorrido em várias regiões, escolas da rede municipal, espaços públicos e, especialmente, em empresas. A alta demanda por palestras e explanações sobre o tema fez com que a agenda fosse estendida até o início de junho. Luciana Melo, supervisora de educação para o trânsito da Semob, comentou sobre a continuidade das atividades: “Maio não parou, atividades todos os dias e para atender todas as solicitações, estendemos a agenda. O assunto é muito significativo e abordar isso com o maior número de pessoas é alcançar maior êxito na proposta do Maio Amarelo.”
O diretor regional do Senac, Edson Dahmer da Sila, também ressaltou a importância da conscientização e da colaboração entre o poder público e as instituições privadas. Ele afirmou: “Só por meio dessa união é que conseguimos promover mudanças reais no nosso cotidiano. Que essas ações não fiquem restritas a eventos pontuais, mas que façam parte da nossa rotina, no trajeto de casa para o trabalho, para a escola, em todos os espaços que frequentamos.” Ele expressou sua gratidão à Prefeitura de Cuiabá, especialmente à Secretaria de Mobilidade Urbana, pelo compartilhamento de conhecimentos e orientações que impactam diretamente a vida diária da população.
A vice-prefeita também reforçou o compromisso da cidade com a conscientização e o bem-estar da população, mencionando que, embora o prefeito Abilio Brunini não pudesse estar presente devido a compromissos, ele sempre apoia as iniciativas que beneficiam a comunidade. “Entre elas, a conscientização visando a redução de sinistros. Como sabem, tudo que diz respeito à mobilidade no município é de competência da Semob, e essa é uma função muito mais ampla do que muitos imaginam,” disse.
O Maio Amarelo propõe mudanças de atitude, abordando questões fundamentais como regras de trânsito, respeito às faixas de pedestres, sinalização de mão única e o uso adequado das setas. Embora essas informações sejam conhecidas por muitos motoristas, a campanha visa reforçar que o respeito às normas vai além do que está escrito no código de trânsito. “Trata-se da nossa atitude no dia a dia. Muitas vidas ainda são perdidas por falhas simples, como ultrapassagens indevidas ou desrespeito à sinalização. Precisamos mudar esse comportamento. O objetivo dessa campanha é conscientizar a todos de que cada vida é valiosa,” explicou Marcus Garé, supervisor de educação para o trânsito da Semob.
O verdadeiro sentido de desacelerar não se refere apenas à velocidade do veículo, mas também à maneira como pensamos, agimos e respeitamos os outros no trânsito. Essa mudança de mentalidade é fundamental para construirmos uma sociedade mais segura, humana e consciente. Alessandro Santos, um dos participantes do evento, refletiu sobre a importância do tema: “A avaliação que faço é muito boa, positiva, porque a gente às vezes dirige e vai esquecendo algumas coisas, não vai prestando atenção em outras. E o conteúdo apresentado faz a gente se conscientizar que a vida, ela passa muito rápida, e no trânsito é mais rápido ainda.”
O evento realizado na Fecomércio foi organizado em parceria com o Senac, que é vinculado ao Sistema Fecomércio, e a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), reunindo um público significativo para discutir e aprender sobre a importância da segurança no trânsito e a preservação da vida. Com iniciativas como essas, a Prefeitura de Cuiabá reafirma seu compromisso com a conscientização e a melhoria da mobilidade urbana, promovendo um ambiente mais seguro para todos.
Informações: Prefeitura de Cuiabá