Um ônibus que transportava detentas foi abordado pela Polícia Militar, na tarde desta quinta-feira (15), na avenida do CPA, em Cuiabá, após câmeras de segurança do Ciosp flagrarem suspeito entregando drogas e maconha para as reeducandas. Foram apreendidos nove celulares e dois pacotes com a droga.
Quatro suspeitas, de 25, 27, 44 e 54 anos, foram encaminhadas para a Central de Flagrantes. De acordo com a Polícia Militar, um homem de moto teria entregado os objetos para uma das detentas que trabalhava na limpeza. A ação foi flagrada pelas câmeras.
As detentas retornavam para o presídio no momento em que o veículo foi abordado pelos militares. No total, 24 mulheres foram revistadas durante a ação da PM.
Com as imagens das câmeras de segurança do Ciosp, os policiais conseguiram constatar a situação e realizaram cerco antes que o ônibus chegasse na Penitenciária Ana Maria do Couto May, onde as reeducandas cumprem pena.
Equipes da Força Tática e Patrulha Maria da Penha participaram da abordagem. Todas as reeducandas foram retiradas do veículo para serem revistadas pela PM, mas não foram encontrados objetos ilícitos.
No entanto, quando os militares começaram a revistar o ônibus, a maconha e os celulares foram encontrados dentro de um marmitex com restos de comida.
Elas estavam realizando trabalhos fora da unidade prisional no momento da ocorrência. A secretaria estadual de Segurança Pública (SESP), ainda não se pronunciou sobre a situação.
Por meio de nota a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), informou que a abordagem da PM no ônibus que transporta reeducandos é uma abordagem de rotina para garantir segurança.
Os reeducandos (homens e mulheres) são contratados pelo Município via parceria com o projeto Nova Chance. Já a secretaria estadudal de Segurança Pública (Sesp), afirmou que as medidas legais foram adotadas sob o acompanhamento da direção da unidade penal feminina.