O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Combustível do Futuro, que incentiva a produção e uso de combustíveis sustentáveis.
A lei cria programas nacionais para diesel verde, combustível sustentável para aviação e biometano, além de aumentar a mistura de etanol e biodiesel à gasolina e diesel, respectivamente. A margem de mistura de etanol à gasolina passará a ser de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou os investimentos que serão feitos na produção de etanol a partir da nova lei.
Lula
Ele afirmou que a mistura de etanol na gasolina será aumentada, o que expandirá a produção nacional de etanol. A Lei Combustível do Futuro também institui três programas para incentivar a pesquisa, produção, comercialização e uso de biocombustíveis.
Os biocombustíveis são derivados de biomassa renovável que podem substituir combustíveis fósseis. A nova lei também estabelece o marco regulatório para a captura e estocagem de carbono, destravando investimentos de R$ 260 bilhões.
Lula destacou a importância da lei como exemplo do potencial econômico do Brasil e afirmou que o país é respeitado pelos outros países pelas medidas tomadas na produção de energia limpa. Ele enfatizou que é hora de colher os frutos das medidas implementadas desde o início do governo.
Informações: Agência Brasil
Foto: © Ricardo Stuckert/PR