Lúdio descarta deixar o PT e defende diálogo com população conservadora: ‘Brasil precisa se libertar da polarização’

Foto: Olhar Direto

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) avaliou como positivo o resultado da eleição a prefeito de Cuiabá em que terminou atrás de Abilio Brunini (PL) com 147.127 votos (46,20%) contra 171.324 votos (53,80%) do adversário. Lúdio destacou que conseguiu dialogar com eleitores conservadores e críticos ao Partido dos Trabalhadores. Em entrevista coletiva na noite deste domingo (27), Lúdio ainda descartou deixar o atual partido para ser eleito em pleitos futuros.

“Sou filiado ao PT desde a juventude, todos os mandatos que exerci foram pelo PT, sigo no exercício dos meus mandatos pelo PT, sigo na minha militância pelo Partido dos Trabalhadores, agora se propondo a um diálogo mais amplo, que foi o que buscamos nessa campanha, dialogar com os setores mais amplos da população que são críticos ao PT e tendo humildade para acolher esse posicionamento crítico para identificar na crítica posições comuns pelo bem da população”.

Ao se aproximar de eleitores mais conservadores, como os evangélicos, empresários e o setor do agronegócio, a estratégia de campanha adotada pela equipe de Lúdio ganhou repercussão nacional. Nas pesquisas divulgadas durante o primeiro turno das eleições municipais, o petista aparecia em 3º lugar, mas conseguiu virar a votação para disputar o cargo de prefeito com Abilio.

Lúdio cita como exemplo a aproximação do eleitorado evangélico e destaca a importância de “humildade” para identificar, na crítica, posições em comum pelo bem da população.

“Conseguimos identificar que há pontos em comum muito forte entre cristãos e nosso esforço de militância, por exemplo, os projetos sociais, o cuidado das famílias mais vulneráveis. Há o bem comum, que é o cuidado das pessoas, que pode ser identificado em qualquer campo político e ideológico, então é esse diálogo que temos que aprimorar, esse é um esforço que, na minha opinião, temos que fazer nacionalmente daqui para frente”.

O petista afirmou ainda que se sente vitorioso por conta da mensagem que conseguiu transmitir e da parcela da população acolhida pela campanha. Para ele, a estratégia foi uma das “mais acertadas” entre os pleitos que disputou anteriormente.

“Foi uma campanha belíssima, construímos uma equipe maravilhosa em todas as áreas, na coordenação política, na mobilização, na comunicação… Conseguimos transmitir a mensagem que a gente desejava para a população. Não vencemos por uma questão matemática, mas alcançamos uma parcela importante da cidade, o resultado foi expressivo, então me sinto vitorioso por conta da mensagem que a gente transmitiu e da parcela da população que acolhemos. Meu compromisso com toda a população de Cuiabá permanece, agora multiplicado”.

“Brasil precisa se libertar da polarização” 

Lúdio ressaltou que a polarização política é uma “armadilha nociva” que o Brasil precisa se libertar. Para ele, o comportamento impede que, mesmo com posições ideológicas diferentes, pessoas encontrem pontos em comum para pensar políticas públicas, por exemplo.

“Foi isso que procuramos construir aqui, ampliar nosso diálogo com o eleitorado de direita, com o eleitorado mais conservador, pensando em pontos em comum de diálogo, por isso nossa mensagem alcançou tantas pessoas. Diálogo com empresariado, pequeno empreendor, evangélicos… Isso foi fundamental para alcançar o resultado positivo que alcançamos nessa eleições. Conseguimos isso por duas razões, primeiro que buscamos fugir dessa armadilha falsa da polarização e nós pautamos os problemas da cidade”.

O petista pontuou que fomentar a polarização foi uma das estratégias usadas pela campanha adversária, que seguiu o discurso de “Fora PT”, por exemplo.

“A campanha adversária procurou explorar a polarização, a divisão e o conflito. Buscamos o tempo todo deixar muito claro que nosso propósito era construir um governo de união, com as melhores pessoas de todas as áreas, independente de partido político, independente de ideologia, essa mensagem alcançou uma parcela expressiva da população”.

Agora, Lúdio continua o mandato como deputado estadual e reiterou que sente que o compromisso com a população foi “multiplicado” por conta da votação expressiva que conseguiu na disputa pelo Alencastro. O petista também afirmou que está à disposição de Abilio para buscar recursos junto ao Governo Federal, mas que o liberal precisa ter “maturidade”.

“Continuo como deputado, continuo com o mesmo compromisso, na verdade com o compromisso ampliado com a população da minha cidade. Estarei à disposição de todas as autoridades, inclusive do próximo prefeito, para cumprir e exercer o mandato em benefício da população”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *