Foto: Reprodução
Com informação: rdnews
O deputado estadual Lúdio Cabral, reconhecido como uma das principais figuras do PT em Mato Grosso, propõe que o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (PSB), seja o candidato a governador em 2026. De acordo com o petista, Pátio possui capital político e sua candidatura poderia expandir o espaço da centro-esquerda no estado. Lúdio ressalta que os partidos que compõem a base do Governo Lula (PT) precisam identificar um nome para a disputa ao Governo do Estado em 2026, mencionando o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), e a ex-deputada federal Rosa Neide (PT) como possíveis candidatos, mas afirmando que sua preferência é por Zé Carlos do Pátio.
Lúdio, que foi derrotado na corrida pela Prefeitura de Cuiabá em 2024, declarou: “Se me perguntarem qual é minha preferência, eu opto pelo nome de José Carlos do Pátio para a candidatura ao governo em 2026. Essa é uma preferência pessoal, ainda não conversei com Zé Carlos do Pátio sobre como podemos fortalecer nosso campo para a disputa de 2026 no estado.” Ele descartou a possibilidade de concorrer ao Palácio Paiaguás, afirmando que seu objetivo é buscar a reeleição como deputado estadual para fortalecer o PT.
Sobre a derrota nas eleições de 2024, Lúdio argumenta que o resultado das urnas não necessariamente se refletirá em 2026. Ele também destacou que a gestão de Zé Carlos do Pátio em Rondonópolis o qualifica para a corrida ao governo. Pátio está no final de seu segundo mandato e já lançou Paulo José (PSB) como seu sucessor. Contudo, o diretor do Sanear ficou em terceiro lugar, atrás do prefeito eleito Cláudio Ferreira (PL) e do segundo colocado Thiago Silva (MDB), ambos deputados estaduais.
“O resultado da eleição municipal não se replica automaticamente nas eleições estaduais. Pátio foi prefeito por três mandatos, sempre com avaliações positivas e seu trabalho à frente da Prefeitura de Rondonópolis lhe confere um capital político significativo para a disputa ao Governo do Estado. Ele foi um gestor excepcional, investiu em habitação, saneamento, educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Seu portfólio de realizações como prefeito o credencia para essa disputa. É um gestor aprovado pela população de Rondonópolis, que tem todas as condições de apresentar esse trabalho ao povo do estado”, completou o petista.
Lúdio também acredita que a candidatura de Zé Carlos do Pátio pode integrar o PSB ao arco de alianças que se formou em 2024 pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV), PSD e Federação Rede-Psol. Ele revelou que o tema será discutido no seminário nacional do PT, que ocorrerá nesta quinta-feira (05) e sexta-feira (06), em Brasília, onde serão avaliadas as eleições deste ano e feitas projeções para o pleito de 2026. “Um debate nacional sobre federação começará a ser realizado agora. O PT está em federação com o PV e o PCdoB. É possível que essa federação seja ampliada em 2026. Minha posição é a seguinte: ou encerramos a federação e cada partido concorre de forma independente ou ampliamos, incluindo a Rede, Psol, PSB, PDT e Avante, formando uma grande federação de centro-esquerda para as eleições de 2026”, concluiu.