“Quero reforçar que tivemos grandes avanços nas questões indígenas, principalmente, com a presença da primeira-dama Virginia Mendes, que visitou várias aldeias nesses últimos anos. Este governo olha para os indígenas como nunca fomos vistos e vamos nos empenhar para juntos seguirmos nesse caminho”.
A afirmação é do líder indígena Taravy Kayabi, de Apiacás, durante reunião com o governador Mauro Mendes, nesta terça-feira (29), no Palácio Paiaguás, com 43 etnias indígenas de Mato Grosso. Os indígenas apresentaram algumas demandas, que serão avaliadas pelo chefe do Executivo Estadual.
“É meu dever como cidadão e governador de Mato Grosso atender aos povos indígenas e também aos povos tradicionais. Um governo precisa olhar para o estado como um todo, mas com atenção especial para aqueles que necessitam de mais apoio. Os povos indígenas podem contar conosco sempre que for possível”, declarou o governador.
Mauro Mendes destacou a necessidade de ampliação da economia indígena e para isso, determinou a articulação de uma política estadual, que será trabalhada pela Casa Civil, por meio da Superintendência de Assuntos Indígenas.
“Vamos ouvir as 43 etnias, vamos estudar a melhor forma para fazer disso e estabelecer prazos para que todos possam dizer como querem construir sua autonomia econômica”, pontuou o governador, acrescentando a liberação de um curso de formação em gestão para indígenas, na Unemat.