CAMILA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
Foto: Marcos Lopes/ALMT
O deputado estadual Júlio Campos (UB) selou a paz com Max Russi (PSB) e abriu mão de concorrer à presidência da Assembleia Legislativa (ALMT) em setembro. Russi investiu na construção do consenso e convenceu Campos a a vice-presidência na chapa. Janaina Riva (MDB) será a candidata à Primeira-Secretaria. O acordo foi fechado em jantar na casa do deputado Dr. Eugênio (PSB).
A articulação antecipada se dá pela saída do presidente da AL, Eduardo Botelho (UB), para concorrer à prefeitura de Cuiabá. Sem Botelho, a briga seria mais intensa. No entanto, o atual comandante do Legislativo tem chancelado as negociações, ponderando os pedidos das bancadas.
A primeira grande vitória de Max Russi foi evitar o soerguimento de outra chapa. Agora, o atual primeiro-secretário da Mesa tem a missão de manter o que foi desenhado até setembro.
Para amadurecer a conjectura, um novo encontro está agendado para a próxima quinta-feira (4). À Gazeta, Janaina Riva reiterou a busca pelo consenso. “Vamos nos reunir sempre com esse objetivo [do consenso]”, falou a deputada.
A mesa diretora é formada por sete cargos. A partir de 2026, pode passar para 10 cadeiras. A Proposta de Emenda à Constituição que prevê o aumento foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e será votada na próxima semana.