O adolescente Carlos da Silva completou 16 anos, no Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, ao lado do tio e dos profissionais da saúde. A comemoração aconteceu no próprio leito de enfermaria e faz parte do acolhimento realizado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O paciente veio do município de Colniza para Cuiabá (distante a 1.000 mil km), após fraturar o fêmur em um acidente, que envolveu um carro e uma motocicleta. “Fiquei quatro dias tomando remédio para dor em uma unidade de saúde do município até ser regulado para o HMC”, explicou. “Quando os moradores da minha região sofrem algum tipo de fratura é comum o deslocamento para a capital, Cuiabá, onde tem atendimento especializado”, completou.
No HMC, Carlos realizou exames e cirurgia de fêmur. Ele segue hospitalizado. “Achei excelente o atendimento, todos trataram a gente muito bem. Não sinto mais dor. E a festinha de aniversário que prepararam para mim, achei tão legal, não esperava, foi uma surpresa. Não costumo comemorar, mas gostei muito”, contou.
Para a coordenadora de enfermagem, Daniela Sayuri, o acolhimento proporciona momentos de alegria aos aniversariantes internados. “É uma simples homenagem que a enfermagem (enfermeiros e técnicos em enfermagem) realiza em parceria com a nutrição clínica e nutrição da empresa Paladar aos pacientes que estão fragilizados com o processo de internação. Respeitando as restrições alimentares do paciente e possíveis adaptações para o preparo do bolo”, destacou.
Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o HMC, destacou que o acolhimento é importante para a recuperação dos pacientes e traz humanização no atendimento. “Os profissionais da saúde que lidam diretamente com o paciente são fundamentais no processo de acolhimento e ajudam a tornar o dia feliz de quem está internado, com atenção e carinho. São ações humanizadas, que a gestão Emanuel Pinheiro e a direção do HMC priorizam”, concluiu.