Foto: Assessoria
Com informação: semana7
Uma ação coordenada pelo senador Jayme Campos (União-MT) junto ao Ministério das Relações Institucionais resultou na liberação de 500 unidades do programa Minha Casa Minha Vida para Mato Grosso pelo Ministério das Cidades. O ministro Jader Barbalho Filho informou diretamente ao senador sobre a publicação da Portaria 1310/24, que lista as propostas selecionadas para contratação com recursos discricionários do Fundo Nacional de Habitação de Interesse. Os 19 municípios de Mato Grosso beneficiados têm até 10 de dezembro de 2024 para cadastrar suas propostas selecionadas na plataforma do Governo Federal.
O senador Jayme Campos enfatizou a importância de os prefeitos não perderem o prazo e recomendou que a população interessada em receber unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida pressione os respectivos prefeitos para o cadastramento em tempo hábil. Os municípios beneficiados são: Água Boa, Barão de Melgaço, Campos de Júlio, Colíder, Comodoro, Denise, Diamantino, Paranatinga, Pedra Preta, Querência, Ribeirãozinho, Sapezal, Alto Garças, Canarana, Chapada dos Guimarães, Feliz Natal, Juara, Poconé e União do Sul.
Jayme Campos expressou a expectativa de que o Governo Federal destine mais 2.500 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida Rural para Mato Grosso, conforme acordado com o ministro Alexandre Padilha. Este ano, o Estado foi incluído no programa governamental, a partir de entendimentos firmados com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Ao todo, 48 cidades de Mato Grosso e a capital Cuiabá receberão unidades habitacionais nessa modalidade. O senador mato-grossense acredita que o cumprimento da promessa do Governo deverá reduzir significativamente o déficit habitacional no Estado, que atinge 65 mil famílias. Ele comemorou, dizendo: “Estamos falando de uma política que restabelece o desenvolvimento social, através do bem mais sagrado da família, que é a moradia, e o desenvolvimento econômico, por ser um dos setores que mais emprega neste país”.