Foto: VG Notícias
Com informação: vgnoticias
A presidente interina da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputada Janaina Riva (MDB), negou, em entrevista à imprensa na manhã desta segunda-feira (23.12), as declarações do deputado Paulo Araújo (PP), que afirmou que ela estaria se articulando para uma candidatura à Câmara Federal em 2026. Riva reiterou que seu objetivo é disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026. “Meu plano continua sendo candidatar-me ao Senado. Mas ainda é cedo, vamos seguir trabalhando ao longo do mandato”, destacou Janaina.
**DEPUTADO AFIRMA QUE JANAINA ESTÁ NO CENÁRIO DA CÂMARA FEDERAL**
Na última segunda-feira (16), o presidente estadual do Partido Progressistas (PP) em Mato Grosso, Paulo Araújo, afirmou em entrevista que a emedebista concorreria a uma vaga na Câmara Federal. Na ocasião, Araújo mencionou que entre os possíveis candidatos ao Senado estariam o atual governador Mauro Mendes (União), Margareth Buzetti (PSD), que confirmou seu retorno ao PP para concorrer à vaga em 2026, além da candidatura do PL, que atualmente conta com o deputado federal José Medeiros. Em relação ao MDB, a presidente interina da AL/MT assegurou que as derrotas nas eleições municipais não afetarão as eleições de 2026. Segundo Riva, o MDB não perdeu, mas deixou de ganhar.
“Seria muito importante ter conquistado mais espaços como era esperado, mas isso não interfere em 2026. Cada eleição é uma eleição; já vimos eleições muito bem-sucedidas seguidas de outras muito malsucedidas em um intervalo de dois anos. Portanto, isso dependerá muito do desempenho de cada um dos prefeitos eleitos e do ambiente eleitoral, permitindo um diagnóstico mais preciso”, concluiu Janaina Riva.