A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) esclarece por meio de nota oficial que o óbito de um idoso de 95 anos, ocorrido na quinta-feira (8), em Barra do Garças, não foi causado pelo vírus da Monkeypox.
O homem estava positivado para a doença, mas após investigação realizada pelas Vigilâncias Municipais e Estadual, foi constatado que a causa da morte foi devido a choque hipovolêmico, hemorragia gastrointestinal e problema de saúde pré-existente.
“A SES pontua que o homem estava acamado há cinco anos devido Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. Ele teve resultado detectável para doença monkeypox no dia 30.08 e estava internado desde o dia 04.09 na UPA de Barra do Garças com quadro clínico de enterorragia maciça há cinco dias e desidratação”, diz trecho da nota.
O paciente evoluiu para óbito na quinta-feira em decorrência de complicações do quadro de enterorragia relacionada ao uso de anti agregantes plaquetários com causa básica de choque hipovolêmico, conforme declaração de óbito.
Neste sábado (10), o óbito foi descartado para varíola dos macacos após investigação.