Foto: Secom/VG
Com informação: matogrossoeconomico
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, situado em Várzea Grande, com a publicação da portaria n° 15.900, ontem (2). O documento classifica o Aeroporto de Cuiabá/Várzea Grande – Marechal Rondon (SBCY) como internacional para operações de serviços aéreos regulares e não regulares, abrangendo transporte de passageiros, voos charter, carga e mala postal, além de serviços de táxi aéreo, aviação geral e privada.
O governador Mauro Mendes enfatizou que a internacionalização do principal aeroporto de Mato Grosso irá fomentar o desenvolvimento regional. “É mais um passo significativo para atrair mais negócios e turismo para o nosso Mato Grosso. O Estado tem lutado há anos e oferecido todo o suporte necessário para que essa conquista se tornasse realidade. É um ganho extraordinário”, declarou. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou que a aprovação da Anac marca o início de uma nova fase para Mato Grosso. “Essa decisão fará com que Mato Grosso cresça ainda mais. É o começo de uma nova era para o Estado.
Estamos abrindo novas oportunidades para o turismo, comércio e transporte internacional. O governo do estado já lançou o programa Voe MT, que visa incentivar as companhias a operarem voos internacionais com essa mudança”, ressaltou o secretário. A expectativa é que, com a internacionalização, o aeroporto se torne um hub logístico crucial para a região Centro-Oeste, expandindo as conexões aéreas e criando um ambiente favorável para novos negócios e parcerias internacionais.
VOE MT – As empresas que se qualificam para os benefícios do programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico recebem desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na compra de querosene de aviação e isenção do ICMS nas saídas de combustível e lubrificantes para abastecimento de aeronaves com destino ao exterior. Para serem contempladas pelo Voe MT, as empresas devem operar rotas aéreas de maneira regular em dois ou mais municípios do Estado.