Indígenas Ampliam Presença Na Política Em Mato Grosso Com 11 Vereadores Empossados

Foto: Reprodução

Com informação: pnbonline

Pela primeira vez em dez anos, Mato Grosso viu um aumento significativo na representação indígena nas câmaras municipais. Com 11 vereadores eleitos nas eleições de 2024, o estado acompanha a tendência nacional de ampliação da participação política dos povos originários, que conquistaram 256 cadeiras em todo o Brasil, incluindo prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Esse avanço demonstra o fortalecimento das campanhas indígenas e a mobilização das comunidades em busca de maior representatividade nos espaços de decisão. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de candidatos indígenas no país aumentou 14,13% em relação às eleições de 2020, evidenciando um movimento contínuo de protagonismo político. No Brasil, foram eleitos nove prefeitos indígenas — sendo oito homens e uma mulher —, além de 13 vice-prefeitos e 234 vereadores.

O levantamento do TSE identificou 170 etnias diferentes representadas nas candidaturas, enquanto a Campanha Indígena da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) revelou que 1.635.530 votos foram destinados a candidatos indígenas no ano passado. O Amazonas lidera a lista de estados com maior representatividade indígena, elegendo 47 políticos, seguido por Pernambuco, com 31, e Paraíba, com 23. Em contrapartida, Rio de Janeiro, Sergipe e Piauí foram os únicos estados que não elegeram indígenas para nenhum cargo municipal.

Estados como Rondônia, Rio Grande do Norte e Goiás tiveram apenas um vereador eleito. Em comparação com as eleições municipais de 2020, o número de eleitos indígenas em 2024 cresceu mais de 8%, consolidando uma trajetória de crescimento contínuo. Em relação a 2016, o aumento ultrapassa 28%, refletindo o impacto de uma maior conscientização e mobilização política das comunidades indígenas, conforme destaca o consultor legislativo do Senado, Amael Moreira. “O crescimento gradual de candidaturas indígenas está relacionado ao fortalecimento dos movimentos sociais e à atuação de instituições que incentivam a diversidade na política”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *