Comprar imóvel pronto e financiar pode não ser um bom negócio nesse momento. O financiamento dos imóveis está mais caro com a alta na taxa Selic, contudo, comprar imóveis na planta ainda continua sendo uma boa alternativa em muitos casos, pois se trata de um investimento com alto potencial de retorno.
Com as previsões de queda na inflação tomando corpo, as principais instituições financeiras do país já preveem queda acentuada do índice para 2023 em diante e consequentes reduções nas taxas de financiamento. Sendo assim, a compra de imóvel na planta hoje para financiar mais para frente está sendo um aspecto decisivo para que muitas pessoas tomem a decisão de compra, independente se a aquisição será para o primeiro imóvel da família, para fins de segunda moradia, investimento através do aluguel ou venda futura.
“Apesar da taxa de juros em alta, ela ainda é mais baixa do que qualquer tipo de linha de crédito. O financiamento habitacional sempre vale a pena, justamente porque o imóvel se valoriza com o tempo, ele compensa a alta de juro e o mercado está propício, pois Mato Grosso cresce a passos largos”, comenta o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), Claudecir Contreira.
Ele aponta também que adquirir imóveis na planta tem a vantagem da compra ser programada e com valor menor do que de um imóvel já pronto.
Investidores e famílias que buscam um novo lar saíram às compras e mesmo com a alta dos índices de correção como INCC, usado para corrigir o saldo de imóveis na planta, garantem que agora é a hora de comprar, pois a valorização do patrimônio acaba sendo maior do que as correções. Pressionadas por inovações, as incorporadoras trouxeram ao mercado lançamentos cada vez mais elaborados e oferecem produtos de qualidade e, muitas vezes, sem concorrência por conta da originalidade, como no caso da incorporadora BC Genera que lançou o Terraço Brasil Beach. A nova fase do residencial surpreendeu o mercado ao integrar ao condomínio uma gigante e paradisíaca lagoa de águas cristalinas com tecnologia internacional presente em diversos países do mundo e forte apelo de vendas por conta do ineditismo. Tem sido, realmente, um sucesso comercial.
O diretor comercial da incorporadora BCGenera, Bernardo Bonilha, comemora o início das obras e engrossa o coro dizendo que comprar na planta é, de fato, um excelente negócio. “A valorização do Terraço Brasil Beach desde o lançamento já é, em média, 6% mais alta que o INCC acumulado no mesmo período e ainda tem grande margem de valorização, pois os valores de revenda dos imóveis prontos no mesmo condomínio são em torno de 20% mais altos do que os preços praticados hoje na tabela de vendas da nova fase, na planta”.
A economista Luceni Grassi de Oliveira, também reitera que o mercado imobiliário se mantém aquecido mesmo diante das crises econômicas. “Comprar um imóvel é sempre um bom negócio, pois é um investimento consolidado e nunca é ruim. Há um equilíbrio entre a oferta e a demanda que mantém esse setor da economia”.
Para quem tem dinheiro aplicado e quer fazer o investimento em imóvel deve avaliar os juros do investimento e comparar com a compra do imóvel. No longo prazo, a compra do imóvel para venda posterior, pode render mais.
A economista também apontou que as famílias têm pesado na ponta do lápis outros fatores fora do binômio taxa de juros e inflação para adquirir um imóvel.
“Após o confinamento imposto pela pandemia, as famílias tem buscado imóveis com espaços maiores, áreas de lazer e estar mais próximos do local de trabalho, shopping centers, supermercados e passaram a repensar a forma de viver”.
https://www.folhamax.com/cidades/imoveis-na-planta-sao-bons-investimentos-com-alto-potencial/359504