Reduzir o desperdício de vacinas na rede pública de saúde é o principal objetivo do projeto “Imunize-me”, que foi o vencedor do HackaMT – edição Pantanal, uma maratona tecnológica que reuniu 10 equipes em Cáceres para desenvolver soluções para os problemas enfrentados pelo poder público. A equipe vencedora criou o projeto durante o último final de semana do HackaMT, que foi realizado de forma colaborativa pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e vários parceiros.
Durante três dias, o time trabalhou em um sistema de controle de vacinas com a meta de minimizar o desperdício de imunizantes. O projeto “Imunize-me” visa reduzir o descarte de doses de vacinas, tanto por vencimento quanto por multidoses. Com um sistema de agendamento para os pacientes, as unidades de saúde poderiam avaliar o número de atendimentos em um dia, semana ou mês, permitindo que doses excedentes fossem direcionadas para outros locais. Através da rede de comunicação proposta, unidades próximas seriam notificadas caso um frasco já aberto estivesse disponível em outra unidade, facilitando o redirecionamento dos pacientes.
A equipe vencedora é composta por Geovana Carolina Mendes Costa, Gustavo Gonzaga, Weslley Jean Ferreira Pereira, Larissa Marques e Leo Walker, que assumirão a responsabilidade pela continuidade do projeto. Para isso, receberão cinco Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico (BDT-3), com duração de até 12 meses, totalizando um investimento de R$ 91,2 mil do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Geovana, uma das vencedoras, compartilhou que o evento foi gratificante: “Foi muito especial. Aprendi bastante, ganhei experiência e fiz muitos amigos. Os mentores foram excepcionais e nossa equipe se dedicou intensamente. Agora vamos em frente para finalizar o projeto”, declarou. Cláudia Rosa, superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Seciteci, destacou que o HackaMT não apenas mobilizou o ecossistema local de inovação, mas também apresentou uma solução realmente inovadora para a saúde em Cáceres. “A Seciteci agora implementará uma trilha de capacitação para que a equipe vencedora desenvolva essa solução a ser entregue à Prefeitura”, completou.
O HackaMT – edição Pantanal é uma iniciativa da Seciteci em colaboração com a Fapemat, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Prefeitura Municipal de Cáceres, Almáz Inovação, Parque Tecnológico Mato Grosso, entre outros participantes do ecossistema de inovação estadual. O tema desta edição foi sugerido após diálogos com a Prefeitura Municipal de Cáceres.
O evento contou com a participação de programadores, designers e empreendedores, atraindo 100 inscritos. Mari Borges, coordenadora do HackaMT, afirmou que a escolha do tema foi uma oportunidade valiosa para mobilizar a inteligência coletiva em torno de um dos maiores desafios sociais do município. Esta foi a segunda edição do HackaMT em Cáceres, que também já ocorreu em outras regiões do Estado, como Água Boa, Querência e Nova Mutum, com novas edições programadas para 2025.
Informações: Seciteci