LÁZARO THOR
Davi Valle
O Núcleo de Qualidade do Hospital São Benedito, da Prefeitura de Cuiabá, realiza nesta sexta-feira (26) ação de combate a hipertensão arterial em razão do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
De acordo com a responsável técnica do Núcleo de Qualidade, Khassiany Farias, a ação foi feita no formato de “blitz”, em que acompanhantes, visitantes e servidores da unidade de saúde são procurados por estudantes de enfermagem da Universidade de Cuiabá (Unic).
“As pessoas estão tão corridas que acabam deixando passar uma coisa importante, que é a aferição da pressão diariamente, e nós nos deparamos aqui com visitantes e profissionais com pressão alta, pessoas que nos relataram que não aferiram a pressão há um ano”, afirmou Khassiany Farias.
Não foi o caso da servidora do Hospital São Benedito, Kerle Campos, que aferiu a pressão durante a blitz para prevenção a hipertensão. “A minha pressão está super tranquila, com 13/8, esse projeto é interessante, estou me adaptando a um estilo de vida mais saudável, fazendo academia, por exemplo”, afirmou a servidora.
Segundo o professor do curso de Enfermagem da UNIC, Daniel Caragnato, o Ministério da Saúde define como hipertenso um paciente com pressão acima de 140/90mmhg ou (14 por 9) o que representaria um alarme para que o paciente procure por um especialista.
“São várias as causas da hipertensão, o excesso de sal, de comida muito industrializada, uso de bebida alcoólica, sedentarismo e obesidade são algumas dessas causas”, afirmou Daniel Caragnato. “A primeira coisa a se fazer ao constatar a pressão alta é procurar uma unidade de saúde mais próxima e principalmente tentar se acalmar porque muitas vezes a pressão alta é excesso de ansiedade, aí a orientação é sentar e tentar descansar um pouco”, afirmou.