Foto: Secom-MT
Com informação: midianews
O Governo do Estado iniciou, nesta quinta-feira (22.1), o planejamento de ações voltadas à prevenção e combate aos incêndios florestais com a primeira reunião do Comitê Estadual de Gestão do Fogo. O encontro, realizado na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), resultou na criação de quatro câmaras técnicas, com o objetivo de aprimorar as iniciativas de combate ao fogo em Mato Grosso. “Esses comitês serão responsáveis pela elaboração de procedimentos, planos e normas que visem tornar as ações de prevenção e combate aos incêndios ainda mais eficazes. As câmaras serão compostas por especialistas na área, divididos entre os pilares essenciais de combate ao fogo: prevenção, preparação, resposta e responsabilização”, explica o secretário executivo da Sema e presidente do Comitê, Alex Marega.
Além dessas, já existe a câmara técnica de queima prescrita, encarregada de elaborar normas e definir técnicas para a execução da ação preventiva. A resolução que regulamenta as quatro novas câmaras será divulgada pela Sema nos próximos dias. As novas câmaras foram estabelecidas durante a primeira reunião do Comitê em 2025, que foi antecipada para janeiro. Em 2024, o primeiro encontro ocorreu em março. A antecipação do encontro visa iniciar todos os trabalhos necessários para que as ações de prevenção e combate a incêndios florestais sejam realizadas com maior eficiência. “Em 2024, enfrentamos um cenário climático crítico, com escassez de chuvas e uma seca severa, mas, graças ao trabalho integrado do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, órgãos estaduais e federais, conseguimos reduzir o impacto das chamas. Começamos mais cedo os trabalhos do Comitê este ano para desenvolver as melhores ações e estratégias contra o fogo”, explica o presidente do Comitê.
“Antecipar esta reunião significa definir de forma antecipada estratégias e ações que serão cruciais durante o período proibitivo do uso do fogo. A partir de agora, todos os órgãos participantes se unem para garantir que os impactos dos incêndios florestais sejam minimizados, considerando que nos últimos anos temos enfrentado cenários climáticos desafiadores”, afirma o diretor operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Heitor Fernandes da Luz. Estiveram presentes na reunião as Secretarias de Estado de Segurança Pública, Infraestrutura e Logística, Saúde e Educação; o Ministério Público de Mato Grosso; a Defesa Civil Estadual; a Polícia Civil; a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec); o Batalhão Ambiental da Polícia Militar; o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama); o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); a Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso (Famato); a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja); e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).