Gislaine Morais/VGN
Reprodução
A Guarda Municipal de Várzea Grande (GM/VG), por meio da ação social “Filhos dos Guardas e seus Amigos”, pretende inovar no Desfile Cívico, em comemoração ao aniversário da cidade, em 15 de maio, e oportunizar a participação de 40 crianças da comunidade na Ordem Unida dos GMs.
A coordenadora pedagógica da Guarda, Márcia Maria, explicou ao na tarde desta terça-feira (02.04), que a intenção da ação é envolver crianças de comunidades locais, como IKaraí, Costa Verde e Santa Maria, e assim afastá-las da vulnerabilidade.
De acordo com Márcia, os encontros ocorrem na nova sede da Guarda Municipal, no antigo Fórum, ao lado da Prefeitura, na avenida Castelo Branco. Os ensaios são realizados aos sábados das 07h30 às 10 horas. As aulas iniciaram no dia 16 de março e se encerrarão no dia 11 de maio.
Em relação às inscrições, a coordenadora disse serem gratuitas e os pais com filhos de 09 a 17 anos, interessados, devem procurar a sede da GM. Márcia explicou que na aula inaugural os pais preenchem uma ficha, onde se comprometem a levar e buscar os filhos nas atividades, assim como arcar com as despesas possíveis, como aquisição da calça jens escura e tênis preto. As camisetas e boné utilizadas no desfile serão disponibilizados pela ação.
A coordenadora detalhou, ainda, ao , que ação também tem como objetivo incorporar as fileiras da tropa, futuros Guardas Mirins. “Nós pretendemos fazer dois pelotões de 20 crianças, eles vão desfilar junto com a Guarda Municipal, representando aí já a Guarda Mirim, que nós queremos implantar após o desfile 15 de maio”, externou Márcia.
As estratégias para execução dos ensaios são:
1 – Apresentação dos instrutores e monitores;
2 – Palestras e dinâmicas de grupo com temas pertinentes aos jovens (coordenadora Márcia);
3 – Teste de coordenação motora;
4 – Ordem Unida (comandos a pé firme)
5 – Formatura para hasteamento da Bandeira Nacional;
6 – Canção do Hino Nacional e Hino de Várzea Grande;
7 – Canção do pelotão Brado de Guerra.